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Coluna

- Publicada em 21 de Novembro de 2014 às 00:00

O retorno ao artesanal


Jornal do Comércio
O Brasil vive hoje uma tendência mundial de valorização do artesanal, espécie de retorno ao tempo dos avós, mas em patamar superior, com a ajuda da tecnologia e dentro do movimento maior de valorização da natureza, do alimento orgânico e do cuidado com a saúde. As padarias artesanais são um exemplo típico. Todas eram originalmente artesanais. Faziam tudo em casa, até o fermento. Vários fatores, como o de tornar o processo de panificação mais prático e com menor custo, eliminando perdas de matéria-prima, levaram as padarias a comprar pré-misturas, que mantêm características semelhantes às dos produtos de receitas próprias. O movimento atual que chegou também aqui pretende resgatar as padarias artesanais.
O Brasil vive hoje uma tendência mundial de valorização do artesanal, espécie de retorno ao tempo dos avós, mas em patamar superior, com a ajuda da tecnologia e dentro do movimento maior de valorização da natureza, do alimento orgânico e do cuidado com a saúde. As padarias artesanais são um exemplo típico. Todas eram originalmente artesanais. Faziam tudo em casa, até o fermento. Vários fatores, como o de tornar o processo de panificação mais prático e com menor custo, eliminando perdas de matéria-prima, levaram as padarias a comprar pré-misturas, que mantêm características semelhantes às dos produtos de receitas próprias. O movimento atual que chegou também aqui pretende resgatar as padarias artesanais.
Congresso do calçado
O presidente executivo da Abicalçados, Heitor Klein, vai debater com líderes setoriais do México, Hong Kong, Itália e Espanha as estratégias adotadas pelas empresas para lidar com um consumidor cada vez mais dinâmico e exigente. Será em mesa-redonda no 5º Congresso Mundial do Calçado nesta segunda e terça-feira, em León, no México.
Crescimento de 15%
A Allgayer Engenharia cresceu 15% em 2014 com a conquista de novos mercados como a expansão e reforma de um grande Shopping Center na Serra Gaúcha e contratos com redes de hipermercados. Mas o forte continua sendo lojas de shoppings, onde fez entregas para a Renner, Paquetá, Gaston, Youcun, Ragazzo, Swarovski e Le Lis Blanc entre outras.
Marca de água mineral
Seguindo a tendência do mercado de luxo, a rede Casa da Montanha de hotéis, de Gramado, acaba de lançar sua linha exclusiva de águas minerais, com e sem gás, na embalagem de 350 ml, mas destinada apenas ao consumo dos hóspedes. A intenção principal é fortalecer a marca, segundo o diretor Rafael Peccin.
Vem aí o Black Friday
Há um movimento intenso do varejo nacional para o próximo Black Friday, dia 28 deste mês. A Fnac promove desde essa quinta e até domingo o que chamou de Aperitivo Black Friday, com descontos de até 50%. O Black Friday foi inventado nos EUA e copiado pelo Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Comida congelada há 30 anos
A Brubins, de Porto Alegre, comemora, neste mês, 30 anos no mercado gaúcho entre as líderes no segmento de comida pronta congelada. Sua empreendedora, a socióloga Carmen Reinstein, atribui o segredo da longevidade ao fato de ter ido buscar no antigo livro da avó, uma relíquia de família, as receitas que iria replicar na empresa. E com isso a marca ficou conhecida pelo sabor e temperos que lembram a comida feita na hora. Para celebrar a data, a Brubins lança uma linha de produtos voltados aos festejos de final de ano, ceias de Natal e Ano Novo. São mais de 30 opções de pratos para combinar ou ainda sugestões de kits prontos.
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