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TECNOLOGIA

- Publicada em 29 de Outubro de 2014 às 00:00

Investimento da Claro no Estado deve somar R$ 100 milhões no ano


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Jornal do Comércio
A Claro planeja fechar o ano de 2014 com um investimento de R$ 100 milhões em operação móvel no Rio Grande do Sul. Desde 2012, o valor total aplicado foi de R$ 300 milhões. Com o aporte de recursos, a operadora de telecomunicações concluiu, até outubro, o lançamento do sistema 3G em 43 cidades. Mais 16 devem ser contempladas até o fim deste ano, o que representará cinco vezes mais novos municípios, em comparação com 2013, e um total de 204 atendidos pela tecnologia. O objetivo das iniciativas é dar suporte ao posicionamento de marketing nacional lançado ontem.
A Claro planeja fechar o ano de 2014 com um investimento de R$ 100 milhões em operação móvel no Rio Grande do Sul. Desde 2012, o valor total aplicado foi de R$ 300 milhões. Com o aporte de recursos, a operadora de telecomunicações concluiu, até outubro, o lançamento do sistema 3G em 43 cidades. Mais 16 devem ser contempladas até o fim deste ano, o que representará cinco vezes mais novos municípios, em comparação com 2013, e um total de 204 atendidos pela tecnologia. O objetivo das iniciativas é dar suporte ao posicionamento de marketing nacional lançado ontem.
“Fizemos mais de 500 novas atividades, para melhoramento da capacidade, capilaridade e qualidade do atendimento”, explica o diretor regional da Claro, Marcelo Repetto. As atividades se referem à instalação de novas antenas, além de portadoras, equipamento por aumentar a capacidade das torres. A melhoria dos serviços fora dos centros urbanos e no Litoral gaúcho também está nos planos da companhia. Atualmente, mais de 95% da rede é composta por fibra óptica. “Investimos R$ 8 milhões só no Litoral no ano passado. Já em regiões de rodovias, a saída é compartilhar com as outras operadoras para complementar a cobertura”, pondera.
Em entrevista coletiva, a operadora também apresentou seu reposicionamento de marca. As campanhas publicitárias, veiculadas em revistas impressas e na televisão desde a noite de ontem, trazem o slogan “É você quem faz o agora”. O trabalho foi desenvolvido depois de um ano de pesquisas, realizando entrevistas internas e com todos os stakeholders. “Queríamos ter um apelo emocional, sem falar apenas de produtos e serviços. Os códigos de comunicação do setor ainda colocam as operadoras como objeto central. A nossa mudança quer colocar as relações humanas e os clientes no centro de tudo”, completa Repetto.
Quanto aos investimentos no Brasil, o presidente da Claro Brasil, Carlos Zenteno, afirmou ontem em São Paulo que serão destinados cerca de R$ 10 bilhões em infraestrutura, reposicionamento de marca e melhoria dos serviços neste ano. Essa estimativa exclui os gastos com a compra do primeiro lote da faixa de 700 MHz do 4G, que deve incluir outros cerca de R$ 2 bilhões à soma. Para 2015, a projeção é que o nível de investimentos permaneça no mesmo patamar.
De acordo com o executivo, a Claro está analisando ainda se vai pagar o arremate no leilão de 4G à vista ou parcelado. A decisão deve sair antes do fim de novembro e, conforme determinação da Anatel, o valor será pago até o final do ano. Zenteno afirmou ainda ter expectativa de que as faixas em algumas regiões estejam limpas e prontas para uso até o final de 2015.
O presidente da Claro lembrou que a faixa está vazia em diversas cidades do interior, onde poderão ser preparadas mais rapidamente. Atualmente, a operadora oferece serviço de 4G para 93 cidades e, no ano que vem, espera estender essa operação para todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.
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