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Opinião

Artigo

- Publicada em 24 de Outubro de 2014 às 00:00

Travessia Porto Alegre-Guaíba


Jornal do Comércio
Dia 28 de outubro, a travessia Porto Alegre-Guaíba completa três anos e consolida a viabilidade do transporte hidroviário na Região Metropolitana. O serviço, que hoje é tido como referência nacional nesta modalidade, aguarda condições legais para novas rotas. Em três anos foram transportados 2,1 milhões passageiros em 30 mil viagens, com mais de 11 mil horas de navegação. Resultado que atende às expectativas da CatSul, empresa operadora da travessia, conforme seu diretor de operações, engenheiro Carlos Bernaud. Os números mostram que o resultado é positivo e que se tornam mais expressivos se considerarmos que essa travessia estava inativa há 50 anos. Aos dois catamarãs que iniciaram a operação da travessia, mais um foi agregado neste ano, permitindo ampliar a oferta de lugares e a criação de viagens extras nos horários de maior movimento. Condições que contribuíram para o êxito do serviço são a qualidade, segurança e pontualidade, o foco de todo o serviço.
Dia 28 de outubro, a travessia Porto Alegre-Guaíba completa três anos e consolida a viabilidade do transporte hidroviário na Região Metropolitana. O serviço, que hoje é tido como referência nacional nesta modalidade, aguarda condições legais para novas rotas. Em três anos foram transportados 2,1 milhões passageiros em 30 mil viagens, com mais de 11 mil horas de navegação. Resultado que atende às expectativas da CatSul, empresa operadora da travessia, conforme seu diretor de operações, engenheiro Carlos Bernaud. Os números mostram que o resultado é positivo e que se tornam mais expressivos se considerarmos que essa travessia estava inativa há 50 anos. Aos dois catamarãs que iniciaram a operação da travessia, mais um foi agregado neste ano, permitindo ampliar a oferta de lugares e a criação de viagens extras nos horários de maior movimento. Condições que contribuíram para o êxito do serviço são a qualidade, segurança e pontualidade, o foco de todo o serviço.
Para facilitar a utilização dos catamarãs, foi criada a possibilidade de integração com ônibus em Guaíba, começando pelo bairro Florida, depois Colinas e agora também no bairro Santa Rita. O percurso de ônibus entre bairro-catamarã e vice-versa é oferecido gratuitamente em todos os horários, permitindo o embarque imediato tanto para a Capital quanto, no retorno, para os bairros. A criação de novas rotas é uma possibilidade cada vez mais próxima. O píer do BarraShopping está pronto e tão logo tenha condições legais, iniciará a operação. Também está em estudos uma rota que vai ligar o estádio Beira-Rio ao Centro de Treinamentos do Internacional, que será construído em Guaíba. Já o transporte para as ilhas depende da realização de licitação.  
Jornalista

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