Porto Alegre, domingo, 20 de agosto de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
17°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,1450 3,1470 1,00%
Turismo/SP 3,1500 3,3100 0%
Paralelo/SP 3,1500 3,3100 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
475669
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
475669
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
475669
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Eleições 2014 05/10/2014 - 22h05min

TRE faz avaliação positiva do pleito no Rio Grande do Sul

Eduardo Amaral

JONATHAN HECKLER/JC
Complexidade do pleito foi a razão para que mais urnas eletrônicas apresentassem problemas, disse Po
Complexidade do pleito foi a razão para que mais urnas eletrônicas apresentassem problemas, disse Po

Apesar de o dobro de urnas eletrônicas terem apresentado problemas ao longo da votação do primeiro turno no Rio Grande do Sul, a avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Aurélio Heinz, é de que o desempenho do sistema foi um sucesso. Ao todo, 402 das 26 mil urnas do Estado apresentaram problemas, sendo que destas 148 precisaram ser reiniciadas. “Não tivemos nenhuma votação pelo método manual. O que aconteceu foram problemas técnicos, mas tivemos urna eletrônica substituída por urna eletrônica”, afirmou, em coletiva na noite de ontem.

Heinz fez questão de parabenizar os juízes eleitorais, os mesários, e servidores que participaram do processo eleitoral. “Eles são os responsáveis pelo sucesso da eleição. Ao todo, 37 pessoas (nenhum candidato) foram presas no Estado por realizar propaganda de boca de urna. O número foi considerado baixo pela Justiça Eleitoral gaúcha.

O presidente do TRE confirmou que o resultado final com a nominata dos deputados federais e estaduais eleitos será proclamado amanhã, na sessão do pleno da Corte, depois que for calculado o coeficiente eleitoral. “Após isso, em 48 horas, vai ser recalculado o tempo de propaganda no rádio e televisão.”

Para o diretor-geral do Tribunal, Antônio Augusto Portinho, a complexidade do pleito foi a razão para que mais urnas eletrônicas apresentassem problemas. “A eleição passada foi um ponto fora da curva, que apresentou uma performance superior, até porque era uma eleição bastante singela, com apenas dois votos. A cada vez que se manipula mais a urna eletrônica, a possibilidade de falha é maior”, afirmou.

Além das urnas eletrônicas tradicionais, 186 municípios também tiveram votação biométrica. O sistema apresentou filas pela demora na identificação. “Se não se identifica o eleitor na primeira posição do polegar, é possível que se faça até a oitava vez”, explicou. Segundo Portinho, apesar do atraso, o processo foi realizado dentro das expectativas.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Planos de saúde doaram R$ 55 milhões nas eleições de 2014
O apoio financeiro de 40 empresas do setor ajudou a reeleger Dilma Rousseff, três governadores, três senadores, 29 deputados federais e 29 deputados estaduais
Executiva do banco Santander diz na justiça que PT ‘exigiu’ sua demissão
Sinara foi demitida em julho em meio à polêmica criada em torno de uma correspondência enviada aos clientes do banco informando-os sobre "os riscos da reeleição" da presidente Dilma
Termina hoje prazo para diplomação de eleitos em outubro
A diplomação é o último ato do processo eleitoral e legitima o candidato a tomar posse no cargo para o qual foi eleito
Eleitor tem até quinta-feira para justificar ausência no primeiro turno
O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto