Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Trânsito

- Publicada em 01 de Outubro de 2014 às 00:00

Obras da Perimetral Metropolitana aguardam liberação de recursos


Jornal do Comércio
Com previsão de início neste mês, os estudos de viabilidade econômica e ambiental devem trazer mais detalhes para a concepção do projeto de construção da Perimetral Metropolitana, que terá 31 quilômetros entre a Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e o município de Cachoeirinha. A empresa que venceu a licitação para a realização do trabalho também apontará o trajeto ideal da via, que passará ainda pelos municípios de Viamão, Alvorada e Gravataí.
Com previsão de início neste mês, os estudos de viabilidade econômica e ambiental devem trazer mais detalhes para a concepção do projeto de construção da Perimetral Metropolitana, que terá 31 quilômetros entre a Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e o município de Cachoeirinha. A empresa que venceu a licitação para a realização do trabalho também apontará o trajeto ideal da via, que passará ainda pelos municípios de Viamão, Alvorada e Gravataí.
Esta primeira etapa, que tem custo de aproximadamente R$ 1 milhão, será paga com recursos do governo federal, por meio do PAC da Mobilidade. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, a verba inicial do Ministério das Cidades já foi aprovada, mas ainda falta a liberação pela Caixa Econômica Federal, o que deve acontecer nos próximos dias.
O custo total previsto para a obra é de mais de R$ 250 milhões, com as licitações sendo feitas por trecho. A intervenção só deve ter início entre 2016 e 2017. Após a finalização dos estudos, que deve acontecer no segundo semestre de 2015, será contratada a elaboração dos projetos básicos. Só posteriormente será feita a licitação. Já a conclusão da perimetral deve ocorrer somente em 2023.
Escher ressalta que a obra beneficiará cerca de 600 mil pessoas diariamente. “Muitas pessoas que se deslocam para a Região Metropolitana fazem o trajeto por dentro da Capital. Assim, com a construção da perimetral, o caminho será feito por fora, desafogando as vias de Porto Alegre”, afirma.
De acordo com a proposta da Metroplan, a Perimetral Metropolitana deve dispor de corredores exclusivos prioritários, paradas de ônibus qualificadas, instalação de ciclovias, estrutura de acessibilidade, além de um sistema tecnológico para monitoramento e controle do trânsito através de câmeras e semáforos inteligentes. A previsão é que sejam implantadas três faixas em cada um dos sentidos.  
Segundo Escher, a complexidade do projeto exige que toda a região se una para viabilizá-lo. “Dependemos muito que todos trabalhem a favor de um projeto comum. Além disso, é preciso acreditar. Quando eu era secretário no município de Canoas, trabalhamos junto com outras cidades na construção da BR-448 e muitos achavam que era uma utopia”, ressalta.
Segundo o traçado previsto pela Metroplan, que pode ser modificado a partir dos estudos, a via terá início na Estrada da Branquinha, no limite entre Porto Alegre e Viamão, no cruzamento das avenidas João de Oliveira Remião e João Antônio da Silveira, e prossegue ao longo de Viamão até atingir a avenida Senador Salgado Filho (RS-040). A partir daí, a via se prolonga até a Estrada do Caminho, entre Viamão e Alvorada, chegando a Cachoeirinha e terminando no entroncamento com a RS-118.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO