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TRÂNSITO Notícia da edição impressa de 30/09/2014

Capital tem primeiro semáforo com nobreak

Cruzamento das avenidas Salvador França e Ipiranga já está seguro contra falhas causadas por quedas de energia

Isabella Sander

FREDY VIEIRA/JC
Sem os equipamentos, seis agentes de trânsito precisavam ser deslocados quando havia apagões
Sem os equipamentos, seis agentes de trânsito precisavam ser deslocados quando havia apagões

O cenário é conhecido pelos motoristas que circulam em Porto Alegre: começa a chover forte, falta energia em diversos pontos da cidade e o trânsito se torna caótico, pois, junto com a luz, param de funcionar, também, os semáforos. Essa rotina, contudo, deve ser modificada gradualmente. O primeiro nobreak de sinaleiras da Capital já está instalado no cruzamento das avenidas Salvador França e Ipiranga. Com ele, mesmo se houver interrupção no fornecimento de energia, o funcionamento do sistema semafórico fica garantido por duas horas.

Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o equipamento foi instalado há duas semanas, mas estava em fase de avaliação. “Esse é um dos primeiros nobreaks em que conseguimos resolver os problemas técnicos que tivemos quando tentamos instalá-los da primeira vez. Agora, após uma fase inicial, já consideramos o serviço como funcionando”, afirma.

Cappellari se refere à tentativa de implantação dos equipamentos ocorrida no ano passado. Na ocasião, eles foram colocados nas avenidas Praia de Belas e Paulo Gama. Os nobreaks, porém, causaram uma alteração no programador do tempo semafórico, e precisaram ser retirados.

Cada equipamento custa em torno de R$ 9 mil. O pagamento é feito por meio de contrapartidas devidas ao município. No próximo ano, mais nobreaks devem ser instalados, sempre em grandes cruzamentos de Porto Alegre. “O valor é alto, então teremos alguma dificuldade em fazer a implantação em curto prazo, mas de forma gradativa, conforme tivermos dinheiro suficiente com as contrapartidas, solicitaremos que este seja usado em nobreaks”, assegura o diretor-presidente. No primeiro cruzamento contemplado, quando faltava energia, eram necessários, em média, seis agentes de trânsito para administrar o tráfego.

Início das obras do binário entre a Borges de Medeiros e a Praia de Belas é adiado

As obras para viabilizar o binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, em Porto Alegre, que deveriam ter começado ontem, foram adiadas em decorrência do luto oficial por parte dos trabalhadores da empresa Coesul, pelo falecimento de um dos diretores. A empresa é contratada do Praia de Belas  Shopping, que realiza a obra como contrapartida à ampliação do seu empreendimento.

Ontem, foram executados apenas serviços de marcação topográfica. O início das intervenções nas vias dependerá das condições climáticas ao longo desta semana.

A implantação tem o objetivo de ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, além de ampliar a capacidade das vias e dos cruzamentos. Ao todo, três frentes de trabalho atuarão na obra: uma executará o alargamento de pista ao lado do viaduto Dom Pedro I; outra trabalhará na implantação de uma nova rua de saída nessa localidade; e uma terceira executará a abertura de canteiros.

Após a conclusão da obra, o tráfego da avenida Borges de Medeiros terá sentido único a partir do viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (Centro-bairro). Na avenida Praia de Belas, o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.

O projeto viário foi elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia segura. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas ao sistema BRT da zona Sul.

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