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INOVAÇÃO

- Publicada em 15 de Setembro de 2014 às 00:00

App compartilha senhas Wi-Fi de estabelecimentos


MANDIC MAGIC/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Ser uma plataforma móvel, livre e colaborativa, onde as pessoas podem compartilhar senhas de Wi-Fi de restaurantes ou lojas do mundo todo. Foi com esse propósito que nasceu o Mandic magiC (www.wifimagic.com), um aplicativo que funciona como uma rede social de senhas Wi-Fi.
Ser uma plataforma móvel, livre e colaborativa, onde as pessoas podem compartilhar senhas de Wi-Fi de restaurantes ou lojas do mundo todo. Foi com esse propósito que nasceu o Mandic magiC (www.wifimagic.com), um aplicativo que funciona como uma rede social de senhas Wi-Fi.
O sistema permite que os usuários registrem as senhas dos estabelecimentos e faz com que o processo de acesso a uma rede sem fio de um bar, restaurante ou qualquer outro local público fique mais simples. O software fornece as senhas de conexão à internet próxima ao local onde o usuário se encontra e o mantém on-line.
O idealizador da Mandic magiC é Aleksandar Mandic, criador do primeiro provedor de acesso à internet do País, que levou o seu sobrenome como marca, e sócio-fundador do iG, entre outras aventuras pelo mundo da internet.
Ele lembra que teve o insight para a criação do novo app em uma viagem para o exterior. Sempre que chegava a um restaurante, pedia a senha do Wi-Fi e muitas vezes o idioma se tornava uma barreira para ele entender e muito menos decorar.
Logo o empreendedor pensou que seria interessante criar um app no qual as pessoas pudessem colaborar informando as senhas dos locais umas para as outras. “Fiz esse aplicativo para facilitar a minha vida, não achei que ia virar esse monstro”, brinca.
É fácil perceber ao que ele se refere analisando os números do aplicativo. Lançado em 2013 e disponibilizado na Apple Store, em 10 dias explodiu. Começou tendo mil downloads por dia; hoje, já são 35 mil, sempre encostando nos números de apps como Skype e Facebook.
Classificado como top#1 na loja da Apple, em diversos países, tanto na categoria rede social quanto na geral, o app também está disponível nas versões para Windows Phone, Android e iOS. São 7 milhões de usuários e 900 mil senhas cadastradas, de estabelecimentos espalhados pelo mundo todo. O Mandic magiC  tem um crescimento de 20% de novos usuários por mês, sendo 92% pessoas que baixam e criam conta, 8% baixa e não criam conta e 58% dos usuários são ativos.
O funcionamento é simples. O usuário passa, por exemplo, por uma cafeteria e pede a palavra-chave do Wi-Fi do local. Depois de se conectar com sucesso, abre o Mandic magiC e utiliza o recurso de geolocalização do aplicativo para fazer check-in, cadastrar a senha e divulgá-la na rede social do app.
Dessa forma, quando outra pessoa for ao local, pode simplesmente consultar o Mandic magiC, encontrar o local na lista de estabelecimentos próximos e conferir a senha do Wi-Fi. Com isso, não precisará perguntar para funcionários do local. Os locais que o usuário mais visita podem até ser salvos como Minhas listas off-line, sendo possível consultá-los mesmo quando o smartphone estiver fora de área ou sem 3G.
O empresário explica que só são cadastradas senhas gratuitas de Wi-Fi. Se os gestores do aplicativo identificam alguma paga, retiram imediatamente do sistema. O app tem dado certo e, mesmo nos casos dos estabelecimentos que oferecem internet gratuita, nunca houve uma única reclamação pelo fato de a senha estar sendo disponibilizada, comenta Mandic.
Os planos para o magiC são ousados – e não poderia ser diferente em se tratando de um empreendedor como Mandic. “O sonho é valer US$ 1 milhão, ser uma empresa americana e passar de 7 milhões para 100 milhões de usuários”, comenta.
Para isso, ele já está se articulando e em breve deve fechar com um investidor. A sede da empresa deverá ser em alguma cidade do Vale do Silício, como São Francisco ou São José. “É lá que as coisas realmente acontecem. São Paulo está pequena para o mundo”, arremata. A expectativa também é ampliar a oferta de serviços, como permitir que as pessoas possam usar a plataforma para chamar táxi ou fazer uma reserva em hotéis e de passagens aéreas.
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