Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 15 de Setembro de 2014 às 00:00

Uma nova Symantec


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Sérgio Chaia, vice-presidente e diretor-geral da Symantec Brasil e América Latina

Sérgio Chaia, vice-presidente e diretor-geral da Symantec Brasil e América Latina

1 - Você assumiu a Symantec na América Latina em março, um ano depois de deixar a presidência da Nextel no País. O que mudou na empresa desde então?

Sérgio Chaia - Além das mudanças nas contratações da alta gestão (antes da vinda de Chaia, o country manager brasileiro sempre tinha sido um funcionário de carreira), a Symantec mexeu a fundo no time de vendas como um todo, renovando 60% da equipe com 30 profissionais oriundos de companhias como IBM, EMC, Dell e Telefônica. Eles são liderados por um time novo, com Lucia Bulhões, ex-Dell, à frente do comercial, e Alejandro Raposo, que trabalhou comigo na Nextel, à frente do Brasil

2 - Qual é a orientação estratégica por trás dessa mudança? 

Chaia - Eu procurei trazer para dentro da Symantec pessoas das áreas de vendas de empresas maiores e mais diversificadas, acostumadas a fazer uma venda mais consultiva e menos focada em cima de produtos. Queremos conversar com as necessidades de negócio do cliente, mostrar que a Symantec é mais que uma provedora de produtos de segurança. Temos soluções em áreas como disponibilidade de informações e prevenção de perda de dados. 

3 - Quais são as metas? 

Chaia - A meta é de crescer o dobro da média de mercado ainda em 2014 (Chaia não revela qual é o seu benchmark de média para o mercado. A previsão do IDC é que o mercado brasileiro cresça 9,2% neste ano e o Gartner fala em um aumento mundial de gastos com segurança da informação de 7,9%). A meta já foi cumprida no último trimestre da empresa.

PTC

Depois de fechar um grande contrato há dois anos com a Embraer, empresa de soluções de ciclo de vida do produto levou a Cielo. Negócio cresce em ritmo acelerado no Brasil.

Facebook

Vídeos da rede agora estão rodando automaticamente. É ruim para quem está no 3G. Vá ao menu  “Reprodução automatica de vídeos” na lista de configurações gerais e termine com isso.

Porto Alegre: 1º passo da nota

Porto Alegre agora tem a nota fiscal eletrônica conjugada, o que significa que algumas empresas com tributação de ICMS e ISSQN podem fazer o cálculo de ambos os impostos em uma única nota eletrônica. O anúncio facilita um pouco a vida de 400 empresas, como mecânicas, eletrônicas e gráficas. Esse tipo de negócio move notas de alto valor (a estimativa é de R$ 65 milhões em impostos no primeiro ano). O resto dos mortais, que seguem preenchendo suas notas em Porto Alegre a mão, deverão esperar até o final do ano, quando deve sair a nota fiscal eletrônica de serviços, prometida desde 2011.

Wi-fi é resposta para o transporte?

O Trensurb começou recentemente um projeto piloto de wi-fi gratuito na estação Mercado, terminal da empresa em Porto Alegre e um dos pontos mais movimentados da rede. A ideia é levar o serviço para todas as estações. Os trens metropolitanos de Porto Alegre não estão sozinhos na medida. Recentemente, Blumenau começou a oferecer sinal de Internet sem fio em seus terminais de transportes e São Paulo já tem até ônibus com wi-fi. Parece que as empresas de transportes, pressionadas pelos protestos de julho, acharam uma maneira barata de agradar aos usuários. Vamos ver se não fica só nisso.

Eleições
Conselho das entidades de TI do Rio Grande do Sul promoveu um encontro com Ana Amélia Lemos (PP), candidata que, até agora, é a favorita para o governo do Estado.
Mercado de trabalho
Grupo Meta. Consultor SAP MM. Conhecimento em customizações avançadas do SAP, GRC, noções de Abap. Recomendável inglês avançado. CVs: [email protected] com valor hora pretendido e nome da vaga no assunto 888 CWI Software. Recursos Humanos. Atividades: divulgações de vagas, triagem de CVs, realização de entrevistas, aplicação de provas e elaboração de parecer de candidatos. CVs: [email protected]
Agenda

  • 19/9 - Mesas TI

Alexandre Blauth, Executive Partner para a região Sul do Gartner, falará na reunião almoço do Seprorgs, às 12h, no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1909). Inscrições pelo e-mail [email protected].

  • 16/09 - Panorama Softsul

Evento fala sobre financiamento para inovação, abordando as linhas BRDE Inova e MPME Inovadora do BNDES. Das 16h às 18h. Inscrições on-line www.softsul.org.br

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO