Os bancos Santander e Banrisul e a Caixa Econômica Federal informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que têm trabalhado na implantação de melhoria de seus processos para atender seus clientes.
A liderança do ranking do BC em julho ficou com o Banco BMG, que já declarou trabalhar "de forma incansável" para oferecer o melhor atendimento aos clientes e atuar com agilidade para sanar quaisquer dúvidas ou pendências. Em nota, o Santander ressaltou que tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis. "Dessa forma, ( a instituição pretende ) melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco."
Já o Banrisul informou que todas as demandas registradas no Banco Central, independentemente se classificadas como procedentes ou improcedentes, são tratadas individualmente. "As normas internas e procedimentos são revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes."
No caso da Caixa, a assessoria destacou que a divulgação mensal do ranking de reclamações pelo BC é um instrumento de aprimoramento para as instituições financeiras. "Por meio destas reclamações, a Caixa percebe as oportunidades de aperfeiçoar seu atendimento, produtos e serviços. Investimos constantemente em expansão da rede, contratação e capacitação de empregados, e em soluções tecnológicas para promover a qualificação do atendimento bancário em respeito aos direitos do consumidor, visando a garantir a satisfação dos clientes."
O indicador do BC leva é formado a partir do volume das reclamações, que é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. O Broadcast também entrou em contato com o conglomerado HSBC, que ficou em quarto lugar, e aguarda retorno.