Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 26 de Agosto de 2014 às 00:00

Florir ou não florir...


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
...eis a questão. Quem não entende mais nada de clima é a natureza. Com um inverno menos rigoroso do que o de 2013, as árvores ensaiaram movimentos de primavera, com floração antes do tempo, por conta do veranico de agosto, como estes ipês amarelos em São Roque, interior de Tuparendi. Então, volta o frio e lá se foi a floração, que neste caso só se repetirá ano que vem. Se árvore falasse, diria: “Floresça-se com um barulho desses”.
...eis a questão. Quem não entende mais nada de clima é a natureza. Com um inverno menos rigoroso do que o de 2013, as árvores ensaiaram movimentos de primavera, com floração antes do tempo, por conta do veranico de agosto, como estes ipês amarelos em São Roque, interior de Tuparendi. Então, volta o frio e lá se foi a floração, que neste caso só se repetirá ano que vem. Se árvore falasse, diria: “Floresça-se com um barulho desses”.
O parto do ano I
O senador Pedro Simon (PMDB) finalmente confirmou o que já se sabia: será candidato à reeleição. Simon não gosta que se diga que ele fica sempre em cima do muro, mas os fatos dão razão à lenda: ele levou oito meses para afirmar que é candidato à reeleição, mas disse, na manhã do dia 19 passado para Marina Silva (PSB) e Beto Albuquerque (PSB), que não concorreria. A suspeita é que ele nunca tenha pensado em não tentar um novo mandato.
O parto do ano II
Se as pesquisas mostrarem que Pedro Simon larga bem, o senador pode ser beneficiado pelo voto útil, com migração de eleitores de Lasier Martins (PDT) para evitar que Olívio Dutra (PT) seja o vencedor. Há que se considerar que parte do eleitorado peemedebista se irritou com o rame-rame, que alijou do processo o ex-governador Germano Rigotto (PMDB). Também confirma mais uma vez que “sim” de político pode ser “não” e vice-versa.
Na mosca
A previsão inicial da Associação Gaúcha de Supermercados era de que a Expoagas 2014 chegasse a R$ 350 milhões de faturamento. Praticamente na mosca, porque a feira registrou um volume de negócios de R$ 369 milhões. É um caso raro nestes tempos de vacas magras.
Aeroporto Sepé Tiarajú
As obras do Aeroporto de Santo Ângelo foram retomadas há mais de 10 dias. Houve problemas por parte da Cotrel Terraplenagem e Pavimentações, que não cumpriu o cronograma estabelecido no contrato, informa a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, a propósito da queixa dos prefeitos da região. Mas tudo voltou ao normal.
Eu voltarei...
“Essa gripe me derrubou.” É uma das frases mais ouvidas neste inverno, proferida até por quem se vacinou. E a sensação de que a cada ano que passa elas ficam mais fortes e derrubadoras pode não ser só impressão. Febrão, amigdalite, dor em tudo, sinusite, uma catarreira do inferno e aquela vontade de ficar quieto debaixo das cobertas esperando o vírus mutante cantar em outra freguesia.
...mais forte
Uma coisa é a mutação simples de uma base no genoma do vírus, que, muitas vezes, passa despercebida; outra é quando ocorre o que se chama de rearranjo. Trocando em miúdos, rearranjo é quando determinados vírus, em determinadas situações, trocam material genético e originam um vírus novo, que pode ser altamente patogênico. Como se viaja cada vez mais, a disseminação planetária é óbvia.
O futuro governador I
O presidente do TJ, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, manteve audiência com o governador Tarso Genro (PT), ocasião em que entregou convite para solenidade que o Tribunal de Justiça realizará dia 15 para homenagear os 25 anos do STJ. Logo na chegada, Tarso brincou dizendo que sabia quem seria o futuro governador, referindo-se à posse de Aquino no Piratini em setembro.

EDUARDO NICHELE BARBOSA/DIVULGAÇÃO/JC
O futuro governador II
Em resposta, o presidente do TJ disse que só não gostaria que o chamassem de governador “biônico”. Ambos combinaram um “encontro de transição” a ser agendado para a próxima semana para que Aquino tome pé dos principais assuntos que deverão ser tratados durante a sua interinidade no Piratini. O secretário da Fazenda, Odir Tonollier, participou da audiência. Vai que, como diz o povo.
Antônio Ermírio de Moraes
Entrevistado pelo programa Crítica & Autocrítica da TV Band, anos 1970, Antônio Ermírio de Moraes confirmou que a Votorantim só dava caneta Bic nova se o funcionário entregasse a carga vazia da velha. E justificou: “Se você tivesse 30 mil funcionários, saberia o tamanho da despesa só com esferográficas”.
Finais
  • ITAÚ Viver Mais promove sessão e debate do filme Amar, Beber e Cantar, de Alain Resnais, hoje/14h/no Espaço Itaú de Cinema do Bourbon Country.
  • CREA-RS e entidades da construção civil debaterão nos dias 3, 4 e 5 de setembro, na Fiergs, o tema Proteção Contra Incêndios.
  • Miúdas
    • IDOSOS poderiam imitar o mercado de carros usados abolindo o execrável “melhor idade” por “idoso seminovo”.
    • MAIOR colégio eleitoral do Brasil hoje é o Bolsa Família, com 40 milhões de integrantes.
    • TODA a programação da Sky – filmes, documentários, shows etc. – é um repeteco medonho. Há meses e meses exibem mais do mesmo.
    • SÓ pode ser reflexo da disputa internacional pelo controle acionário da Sky. Enquanto não resolvem, o cliente que se ferre.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO