Há hoje no Brasil um processo de reposicionamento da indústria jornalística perante o mercado. A ANJ apresentou dois novos produtos, criados para facilitar o relacionamento com agências e anunciantes: o Market Place Jornais e o Digital Premium Jornais. No primeiro, o mídia terá acesso às informações essenciais para definir a escolha dos jornais, enquanto o Digital Premium permitirá a veiculação de anúncios digitais em um pool de sites de jornais, em um mesmo dia.
... correm atrás do novo
Todo o esforço dos jornais é na direção de posicionar o meio não só como o mais influente e o mais relevante difusor de notícias, mas também importante para lançar, fortalecer e renovar marcas e produtos. Precisam romper laços com o modo antigo de produzir, ao mesmo tempo em que buscam inovações duradouras. Daí, um conceito que surge no meio com impacto é o da disrupção.
O presidente mundial da rede TBWA, Jean-Marie Dru, chamou atenção, como palestrante no evento da ANJ em São Paulo, para o tema disrupção, uma mudança que provoca a alteração ou a descontinuidade de um produto ou serviço ao criar novas demandas e uma nova rede de valores. "A disrupção é o novo, aquilo que ninguém havia considerado como possível ou viável, enquanto a visão é a consequência da disrupção. Quando uma empresa de fato inova, ela altera o mercado, não a si mesma", explicou Dru.
Juntos para crescer
A MaxHaus, incorporadora brasileira voltada para inovação e design, é a nova cliente da Paim, herdada a partir de uma parceria entre a agência e o publicitário Roberto Lautert, um dos fundadores da Paim, que hoje conduz a Lautert Associados, em São Paulo. Lautert passa a ser sócio da operação da agência na capital paulista, que tem em nível nacional clientes como Ambev, BRMalls, Walmart e Lojas Renner. A eles se junta a MaxHaus e seus empreendimentos em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O tamanho do mercado
O mercado publicitário brasileiro registrou um crescimento de 16,5% nos cinco primeiros meses de 2014, segundo o relatório mais recente do Projeto Inter-Meios, do Grupo Meio&Mensagem. Pelo levantamento, de janeiro a maio, os investimentos em mídia no País movimentaram R$ 13,8 bilhões. No bolo publicitário, a TV aberta ampliou ainda mais sua fatia, concentrando 69,5% dos investimentos no período. É seguida pelos meios Jornal, com 8% de participação; TV por assinatura, com 5,7%; e Internet e Revista, cada um com 4,4%.
Agências
... a propaganda eleitoral no rádio e na TV está trazendo mais do mesmo. Mas continua sendo a melhor forma de se familiarizar com as centenas de candidaturas.