Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 11 de Agosto de 2014 às 00:00

De olho nos medicamentos


GS1 BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas para Ana Paula Maniero, coordenadora de negócios da GS1 Brasil

Três perguntas para Ana Paula Maniero, coordenadora de negócios da GS1 Brasil

1 - A Anvisa determinou que, até 2016, todos os medicamentos sejam rastreados e o padrão da GS1 foi o escolhido para este objetivo. Qual o desafio para automatizar a cadeia produtiva?

Ana Paula Maniero - Nosso papel é o de disseminar a tecnologia e sua boas práticas junto aos setores e empresas que utilizam as tecnologias. O trabalho ao lado da indústria farmacêutica, governo, laboratórios, clínicas e hospitais será decisivo. Chegamos a tentar prorrogar este prazo com a Anvisa, pois sabemos da relutância  de implantar estas tecnologias. No Brasil, muitas empresas não mudam pelo amor. Tem que ser na dor.

2 - De acordo com a entidade, qual a magnitude deste projeto?

Ana Paula - Cerca de 500 empresas farmacêuticas se enquadrarão, assim como cerca de 60 mil drogarias e 7 mil hospitais e clínicas em todo o País. O número de remédios rastreados está na casa dos milhares. O padrão DataMatrix pode identificar desde o laboratório onde foi produzida uma vacina até o posto de saúde onde ela foi aplicada.

3 - Em um plano geral, como você avalia que o uso da automação no setor de saúde pode impulsionar as tecnologias da GS1 em outras verticais.

Ana Paula - No caso da saúde, será a primeira vertical em que atingiremos massa crítica, então poderemos ver de forma efetiva os benefícios que isso poderá trazer à cadeia de produção e uso destes artigos. Esta experiência será também um marco para estabelecer novos dados e usos para outros setores.

NET entra na nuvem

A NET anunciou o lançamento do NET Cloud, oferta de serviços em nuvem para pequenas e médias empresas. O pacote inclui Office 365, backup on-line, e-mail empresarial e hospedagem de sites, em um custo total de aproximadamente R$ 60. Com o novo produto, a NET entra na briga com outras operadoras como Vivo, TIM e Oi, que também possuem ofertas similares desde 2012. É interessante que a América Móvil, controladora da empresa de TV a cabo e internet banda larga, não tenha decidido usar a marca da Claro na sua investida. Saiba mais: http://bit.ly/XDTQsH.

Sadig vai vender QlikView

A Sadig fechou um acordo para revender soluções de BI QlikView com a Inteligência de Negócios (IN), um dos três distribuidores da multinacional sueca QlikTech no País. É uma movimentação importante nesse mercado: a empresa de Montenegro é uma das maiores companhias nacionais desse tipo de software, com uma carteira de 600 clientes no País e 20 anos de atuação. O QlikView é um software de BI relativamente novo, mas tem feito estrago competindo com gigantes como MicroStrategy, Cognos e Business Objects. Entenda melhor a parceria: http://bit.ly/1pCf6bB.

Sobe: Positivo

Empresa fechou um acordo com a IBM para que a multinacional preste serviços e venda seus produtos. É um acordo que abre portas no corporativo, onde a Big Blue reina.

Desce: Oracle

Uma falha na atualização do software de banco de dados da empresa no serviço consular americano parou a emissão de vistos. Foi um problema em nível mundial.

Agenda

  • 12/8 - Ciclo GoodData - Evento acontece na sede da empresa em Porto Alegre (rua Silva Jardim, 350), às 8h30min. Serão abordados temas como big data, cloud e business analytics. Interessados confirmar presença no e-mail [email protected]
  • 13/8 - Conip 2014 - Um dos principais eventos na área de governo eletrônico acontece em São Paulo, no Espaço Fecomercio (Rua Plínio Barreto, 285). Das 8h às 20h.
Mercado de trabalho
  • A T-Systems está com vagas para consultores SAP (FI, CO, MM, BW, HR, PP, BW e outros) em Blumenau. Cadastre seu CVs: http://www.atsystemsquervoce.com.br 
  • Estágios IBM. Inscrições abertas para vários cursos a partir do 3° semestre, incluindo Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Marketing, Comunicação, entre outros.  Veja os detalhes: http://bit.ly/1swhQt3 
Com a colaboração de Leandro Souza, Júlia Merker e Felipe Dreher
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO