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Colunas#De salto alto

Coluna

- Publicada em 21 de Julho de 2014 às 00:00

Novos olhares para o luxo brasileiro


RAFAELLA EBERHARDT/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
O resgate do artesanal e a força da exclusividade são palavras-chave para entender o novo consumo do luxo. “O Brasil tem um grande potencial criativo e matérias-primas incríveis para criar e desenvolver marcas internacionais neste segmento”, afirma a gaúcha Debora Gentil. Ela é especialista em marketing da Ara Vartanian, joalheira brasileira de luxo, instalada em São Paulo.
O resgate do artesanal e a força da exclusividade são palavras-chave para entender o novo consumo do luxo. “O Brasil tem um grande potencial criativo e matérias-primas incríveis para criar e desenvolver marcas internacionais neste segmento”, afirma a gaúcha Debora Gentil. Ela é especialista em marketing da Ara Vartanian, joalheira brasileira de luxo, instalada em São Paulo.
Debora será a palestrante da 8ª edição do Modo Moda, que acontece hoje, na Dez Comunicação, e debaterá estratégias no segmento de luxo no Brasil. Para ela, o Rio Grande do Sul é um estado em desenvolvimento neste mercado. “Consumimos produtos estrangeiros de forma pasteurizada, sem personalidade. O designer Ara Vartanian faz um contraponto a essa realidade ao produzir de forma artesanal e exclusiva, e tem alcançado reconhecimento internacional com esse trabalho”, diz.
A joalheria tem clientes como Kate Moss e Naomi Campell. “Elas buscam o que não encontram em outro país, elas querem peças exclusivas com personalidade.”
Debora é formada em Relações Públicas na Ufrgs, com especialização na Central Saint Martins (Londres) e na NABA (Milão) em Fashion Business, Branding e Marketing. Desenvolveu projetos de pesquisa para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e para o London Fashion Week 2013.
O quê: Modo Moda com Debora Gentil
Quando: Hoje, 21/7, às 18h
Onde: Lounge da Dez Comunicação (Rua Mostardeiro, 800/10º andar)
Informações: (51) 2101-1010

Empreendedorismo: elas são maioria

As mulheres são maioria entre os novos empreendedores, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), do Sebrae. Os dados apotam que 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são mulheres. Veja as características das mulheres empreendoras:
  • As empreendedoras, geralmente, dão mais atenção aos clientes;
  • As mulheres investem mais em capacitação. A proporção de empresárias com, no mínimo, Ensino Médio completo, é quase o dobro do percentual de homens com a mesma escolaridade;
  • Normalmente, as mulheres conciliam melhor suas atividades pessoais e profissionais;
  • As mulheres buscam o empreendedorismo para ter maior flexibilidade de horários;
  • As empreendedoras são, geralmente, mais detalhistas, sensitivas e intuitivas, características que podem contribuir para a gestão do negócio;
  • As empreendedoras conseguem aliar as características de coragem, iniciativa e determinação, com sensibilidade, intuição e cooperação.

Beleza: Perfumes amadeirados

FOTO MARCELO G. RIBEIRO/JC
O Brasil é o maior mercado de perfumes do mundo, e a Natura está sempre atenta às novas tendências. A empresa desenvolve fragrâncias exclusivas com a combinação de 2.500 matérias-primas e tem a cocriação com perfumistas internacionais.
No setor de perfumaria feminina, a novidade são os produtos amadeirados. “A Natura deve lançar um produtos nessa linha até o final do ano”, adianta Luciana Parra, avaliadora olfativa da empresa.
Conforme ela, a perfumação na região Sul do País é em menor abundância, o público é mais discreto. “Para aquelas mulheres que querem estender o frescor do banho, o spray corporal é o mais indicado. Deve ser reaplicado ao longo do dia. O splash ou eau de toilette são mais concentrados. Duas borrifadas em pelo menos dois pontos do corpo são suficientes. Já o eau de parfum tem concentração mais elevada, marca mais”, explica Luciana.

Por aí

Pop Studio assina exibição de Ronaldo Fraga
É da arquiteta Kelen Tomazelli e do Pop Studio o projeto da mostra “Quantas Noite não Durmo”, que traz ao Moinhos Shopping, de 24/7 a 7/8, a coleção do estilista Ronaldo Fraga celebrando a obra de Lupicínio Rodrigues.
O Pop Studio assina projetos em inúmeros eventos criativos do Estado. Para a exposição do estilista mineiro, Kelen misturou moda, música e boemia, criando um ambiente fluido e elegante. São apresentados 12 looks icônicos da coleção, e a decoração com tecidos assinados por Fraga e pela Casa Rima. A exposição faz parte do evento anual de moda Moinhos Preview.
Novidades no RhedCo. Original Beauty
Já chegaram no espaço de beleza RhedCo. Original Beauty (Alameda Major Francisco Barcellos, 65, Boa Vista) os lançamentos da marca Sebastian. Entre os novos produtos estão o Cellophanes, Shine Shaker (spray de alto brilho em aerosol ultraleve), Texture Maker (spray mineral para textura) e a nova tecnologia Element Tech, que fortalece e hidrata os cabelos de dentro para fora.
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