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copa 2014

- Publicada em 15 de Julho de 2014 às 00:00

Vendas caem para 84% dos lojistas de Porto Alegre na Copa


Jonathan Heckler/JC
Jornal do Comércio
Um levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre apontou que 84% dos lojistas de Porto Alegre registraram queda nas vendas em dias de partidas da seleção brasileira e de jogos realizados na Capital pela Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado. Pesquisas parciais, durante o mês do Mundial no Brasil, já apontaram resultados semelhantes.

Um levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre apontou que 84% dos lojistas de Porto Alegre registraram queda nas vendas em dias de partidas da seleção brasileira e de jogos realizados na Capital pela Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado. Pesquisas parciais, durante o mês do Mundial no Brasil, já apontaram resultados semelhantes.

O Sindilojas aponta o fechamento das lojas como uma das razões para o decréscimo: a maioria dos estabelecimentos encerrou as atividades entre 30 minutos e uma hora antes de cada partida, sendo que 68% das lojas não reabriram após seu fim. "Com as lojas fechadas é impossível não haver um impacto negativo nas vendas", afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

O torneio representou uma queda média de 26% nas vendas em dias de jogos do Brasil, e apenas os segmentos de gastronomia e turismo registraram saldo positivo. Nos dias em que foram realizadas partidas do Mundial em Porto Alegre, 73% dos lojistas entrevistados registraram queda nas vendas, em média 20% menores sobre o mesmo período de 2013.

"Mesmo com esses resultados, sabemos que o dinheiro gasto por turistas em outros estabelecimentos, como bares e restaurantes, tem como destino final o comércio, por isso acreditamos que o fluxo de recursos da Copa do Mundo na Capital ainda pode beneficiar positivamente o setor", acrescenta Kruse.

O sindicato aponta, contudo, que a Copa também possibilitou a qualificação dos funcionários, com 58% dos lojistas afirmando que realizou treinamento em idiomas para o período do Mundial, 47% deles com funcionários capacitados para língua inglesa e 24% em espanhol. Também foi verificado que 72% das lojas realizou alguma ação especial para Copa do Mundo, como decoração, promoções e produtos focados no evento.

Copa faz varejo faturar R$ 275 milhões a menos que no ano passado

Em seu levantamento, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-Porto Alegre) aponta que o faturamento do comércio no Estado durante os 31 dias de Copa do Mundo foi 14,5% abaixo do mesmo período do ano passado, registrando R$ 275 milhões.

A variação inclui os R$ 90 milhões deixados pelos turistas durante os jogos em Porto Alegre. Os segmentos do varejo contabilizados foram tecidos, vestuário, calçados, lojas especializadas (material de escritório, informática, comunicação, eletrônicos, móveis, etc). 

Para o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, parte dessa venda deve retornar ao varejo durante o segundo semestre. 

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