Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 03 de Julho de 2014 às 00:00

Derrame de emoção I


JB/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Leitora comenta o fato de a mídia insistir no velho clichê sobre os alemães: frios, duros, insensíveis, para ficar no mínimo. “Acho que lhes falta um dicionário que registre a palavra contenção. Não derramar lágrimas não quer dizer falta de sensibilidade, de emoção. É apenas uma jeito mais contido de se comportar. O que vejo nos comentários que ignoram essa diferença é autoritarismo, que vê como aceitável e bom apenas o derrame da emoção.”
Leitora comenta o fato de a mídia insistir no velho clichê sobre os alemães: frios, duros, insensíveis, para ficar no mínimo. “Acho que lhes falta um dicionário que registre a palavra contenção. Não derramar lágrimas não quer dizer falta de sensibilidade, de emoção. É apenas uma jeito mais contido de se comportar. O que vejo nos comentários que ignoram essa diferença é autoritarismo, que vê como aceitável e bom apenas o derrame da emoção.”

Derrame de emoção II

O incrível é que o espírito festeiro dos alemães contrasta com o estereótipo que deles fazemos, sempre associados a chope & cervejarias e danças. Aí ele não é contido, bem pelo contrário. Esse espírito festeiro, de descendentes inclusive, foi visto no jogo entre Alemanha e Argélia, como mostra a imagem de um grupo de São Vendelino. Aliás, turistas alemães visitaram a cidade e gostaram muito do que viram. “Até tomaram café na padaria do Cuio”, contou um são-vendelinense.

A sexta-feira de tudo

Essa sexta-feira promete em matéria de trânsito pesado. Com o ponto obrigatório (o antigo ponto facultativo, que nunca o foi) pelo jogo do Brasil com a Colômbia às 17h, todos vão dirigir como se fossem tirar o pai da forca já de manhã. Com a previsão de tempo chuvoso, mais o fato de ser dia de pagamento para assalariados — portanto, também dia de pagar contas —, essa sexta promete.

Athos Gusmão Carneiro

Faleceu ontem, aos 88 anos, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Athos Gusmão Carneiro, nascido em São Leopoldo. Ele havia sofrido um AVC e estava internado no Hospital Moinhos de Vento. O velório será hoje, a partir das 8h, na capela 4 do Crematório Metropolitano São José.

Home Center

No próximo sábado, a Tumelero inaugura a décima loja Home Center do Estado, localizada no bairro Cristal, na rua Icaraí, 1.719, em Porto Alegre. O espaço passa a atender com o novo conceito e posicionamento da marca. Com mais de 50 mil itens distribuídos numa área de 4 mil m2, a loja vem ao encontro do consumidor que busca no mesmo local tudo o que precisa para construir, reformar e decorar.

Obsolescência programada...

Todos os bens de consumo de hoje têm obsolescência programada, mesmo os duráveis. A Ford norte-americana anunciou oficialmente que o motor EcoBoost 2.0 litros, de quatro cilindros, será aposentado a partir de 2015. Por que é ruim? Não, pelo contrário. O novo motor será ainda melhor porque terá tecnologia de última geração, novo compressor, injeção direta etc.

...e o novilho precoce

Não é exclusividade da Ford, e nem da área automotiva. O fato é que essa “última geração” em todos os produtos, especialmente na área eletrônica, é cada vez mais curta. Não será exagero dizer que esses bens já nascem obsoletos. Quantos celulares o caro leitor já teve nestes poucos últimos anos? É como se um novilho precoce já nascesse velho. 

O balanço da Cesa I

A propósito da nota sobre o balanço da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), o presidente da empresa aduz algumas informações sobre o enorme passivo da Cesa. Justiça seja feita, o problema vem de longe: ações trabalhistas em penca. É sina em empresa de economia mista. Cerca de 80% do volume destas ações data de 2005, com ação movida pelo sindicato de técnicos em armazenagem. E assim os problemas (e contas a pagar) foram se acumulando.

O balanço da Cesa II

O presidente Márcio Rogério Pilger garante que nesta gestão diminuiu consideravelmente o passivo trabalhista – de janeiro de 2011 até dezembro de 2013 a Cesa pagou R$ 26 milhões. Caso fosse possível separar o passivo, a empresa seria até rentável. Mas os erros ao longo dos anos resultaram em números incríveis. Em administrações anteriores, havia 1,2 mil telefones para 400 funcionários, o que já foi corrigido nesta gestão.

Sanção da Lei Kiss

Ao assinar o documento legal de sanção da chamada Lei Kiss, após os ajustes feitos na Assembleia Legislativa, o governador Tarso Genro (PT) fez questão de dirigir-se ao deputado estadual Adão Villaverde (PT) e reiterar o grande empenho da Assembleia Legislativa em dar uma resposta à sociedade gaúcha após a tragédia.

Aprender a estacionar

Porto Alegre deve ser a campeã de atravessadores de vagas em estacionamentos de shoppings. É incrível a nossa capacidade de usar duas vagas para botar um só carro. É preciso ter neurônios oxidados para não perceber isso quando se sai do automóvel. Ou está se lixando, que também significa avaria cerebral.

Miúdas

  • CERCA de 6,6 mil administradores públicos tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Boa parte iria concorrer. Iria.
  • COBRANÇA dos jogadores e de Felipão deve-se também à cultura nacional: quem não é o primeiro é o último.
  • BALSA que faz a travessia de veículos em Porto Mauá para o lado argentino ainda não pode operar.
  • EMPRESÁRIA morta a tiros em assalto quando saía de casa em Lajeado. Empresário morto a tiros em Sapiranga. Rotina.
  • DRÁSTICA redução até na quantidade de spam dá a ideia de que vivemos um super feriadão. De certa forma, estamos mesmo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO