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Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

Coluna

- Publicada em 19 de Maio de 2014 às 00:00

Cuidado com o que fazer na Copa


Jornal do Comércio
Marketing de emboscada pode resultar em detenção de três meses a um ano. Uma simples menção a “o evento do Brasil”, ou a mera reprodução de imagens de jogos de futebol em telas de televisores colocados à venda, ou, ainda, uma modelo com bola nos pés e uma camisa amarela no corpo, situações deste tipo podem ser consideradas marketing de emboscada – e resultar em detenção de três meses a um ano. Enfim, tome cuidado com tudo o que se refira ao futebol, mesmo que faça parte da rotina diária de qualquer cidadão.

Marketing de emboscada pode resultar em detenção de três meses a um ano. Uma simples menção a “o evento do Brasil”, ou a mera reprodução de imagens de jogos de futebol em telas de televisores colocados à venda, ou, ainda, uma modelo com bola nos pés e uma camisa amarela no corpo, situações deste tipo podem ser consideradas marketing de emboscada – e resultar em detenção de três meses a um ano. Enfim, tome cuidado com tudo o que se refira ao futebol, mesmo que faça parte da rotina diária de qualquer cidadão.

O alerta foi dado pela Fenapro, a Federação Nacional das Agências de Propaganda, a propósito dos cuidados que se deve ter na criação e produção publicitária neste período de Copa do Mundo e holofotes na Seleção Brasileira. A entidade ressalta que, a menos que se tenha autorização expressa para tratar destes assuntos, deve-se manter distância, pois a fiscalização é rigorosa. Tanto que até a frase “+ um ano de garantia se o Brasil for hexa”, usada pela Hyundai, foi classificada como uso indevido de marca, mesmo que a empresa seja um dos seis principais parceiros da Fifa...

Cannes Lions promete 

O Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade promete ter este ano o maior programa de conteúdo de todas as edições. Serão mais de 60 seminários, todos girando em torno do tema Criatividade em Ação e na busca de ideias e maneiras eficazes de transformar a inspiração em inovações reais. Terá palestrantes de áreas como criatividade, branding, produção, design, jogos, tecnologia, mídia, entretenimento, psicologia, engenharia e ciência. E os participantes também poderão conferir fóruns temáticos como o Brazil Day. Tudo ocorrerá entre 15 e 21 de junho.

Marprom e Storck no pódio

Marprom e Storck figuram entre as empresas premiadas na etapa Sul do Ampro Globes Awards, distinção promovida no Brasil pela Associação de Marketing Promocional. A Marprom levou um troféu Prata e dois Bronzes, e a Storck, dois Pratas. Agora, os vencedores das etapas regionais concorrerão entre si na fase nacional da premiação, em julho. Se vencerem esta, vão para a fase internacional do Globes Awards, que acontece anualmente, nos Estados Unidos.

Agências

  • As bandeiras dos oito países que jogarão a Copa em Porto Alegre estão em latas da cerveja Polar. Na criação da Paim, as latas trazem uma frase na língua de cada país, alertando os estrangeiros que esta ceva não sai daqui. Ação inclui filme – como sempre, em tom bem humorado.
  • Bistrô foi a responsável pela nova campanha da Gang, que prega não torcer pelo Brasil nesta Copa. Na linha contestatória que caracteriza a rede, rejeita os investimentos feitos no País para o Mundial.
  • A importadora e revendedora de vinhos Winexpress está lançando seu primeiro rótulo próprio: o Unique Ré. O produto teve o conceito, embalagem e campanha desenvolvidos pela Agência Incomum. 
  • Com assinatura da Publivar On, está no ar a campanha da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), que apresenta o vestibular de inverno da graduação em Direito.
Parceiros
  • CROACIA, PRODUTORA de áudio de São Paulo, instalou operação em Porto Alegre. A empresa, que já criou para marcas como Absolut, Sony, Rainha e Negresco, opera como uma central de especialistas, que promete oferecer ao cliente o talento adequado ao que ele procura. No Sul, assume o atendimento às agências a publicitária Patrícia Nunes. São sócios do empreendimento os músicos e publicitários Rafael Rossatto e Chave Marin. 
  • CDA, EMPRESA de branding e design, foi a responsável pela criação da nova marca da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, apresentada em campanha nacional da agência Master Roma Waiteman. O logo traz a ideia de que a marca ‘abraça’ os brasileiros. As cores permanecem amarelo e azul. 
By the way
  • aplausos para a Paim, Agência do Ano pela terceira vez consecutiva no Prêmio Voto Popular. Chegou lá graças a oito Ouros, sete Pratas e três Bronzes. Competence, e21 e Matriz também se destacaram nesta 28ª edição da promoção da revista About.
Tá ligado

  • Atenção, agências, produtoras, profissionais e fornecedores de qualquer serviço dirigido ao mercado de comunicação: termina, nesta segunda-feira, o prazo para inscrever trabalhos no Prêmio Criatividade ARP (Criarp).
O regulamento está disponível no site www.arpnet.com.br, com todas as informações. E, detalhe óbvio mas importante, as peças só podem concorrer se tiverem sido veiculadas mesmo.
Perfil
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Ricardo Bueno.
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