Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 24 de Abril de 2014 às 00:00

A ponte que falta


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Em matéria de pontes, o Rio Grande do Sul é o patinho feio da federação. Para a região que se vá, falta uma, mas sobram reclamações da população pela omissão. É o caso de Porto Mauá, fronteira fluvial com a Argentina, região Noroeste do Estado. Nada menos do que 1.904 veículos e 7.286 pessoas cruzaram o rio Uruguai de balsa no feriadão, média diária de 381 veículos. As filas chegaram a 1,1 mil metros na cidade. Falta uma ponte internacional na região.
Em matéria de pontes, o Rio Grande do Sul é o patinho feio da federação. Para a região que se vá, falta uma, mas sobram reclamações da população pela omissão. É o caso de Porto Mauá, fronteira fluvial com a Argentina, região Noroeste do Estado. Nada menos do que 1.904 veículos e 7.286 pessoas cruzaram o rio Uruguai de balsa no feriadão, média diária de 381 veículos. As filas chegaram a 1,1 mil metros na cidade. Falta uma ponte internacional na região.

Negócios navais I

O que tem a ver o Polo Naval de Rio Grande com a hotelaria? Tudo. Plataformas de petróleo e navios são hotéis flutuantes com 300 “hóspedes”. Significa que eles precisam desde panelas e copos até colchões e um sem número de itens comuns a esse negócio. Obviamente, essa é apenas uma parte das demandas do polo naval, além dos equipamentos de alta tecnologia. Então, como pode a indústria gaúcha de todo o Estado vender seu peixe em Rio Grande?

Negócios navais II

Para esclarecer, orientar, e iluminar oportunidades, a SAE Brasil promove hoje, a partir das 12h, na Fiergs, o Simpósio da Indústria Naval, Óleo e Gás 2014 “Como será o futuro do Polo Naval Gaúcho – quais as perspectivas para os próximos 20 anos?”. Lourival Stange, diretor do evento, explica que empresários e painelistas credenciados farão palestras sobre qual a melhor forma de tornar o polo sustentável e o legado que ele trará para o Estado.

Alô Copa!

Com a proximidade da Copa do Mundo, a TIM investe no projeto para a substituição da sua rede 2G no Rio Grande do Sul. Na primeira fase, até junho, 267 sites (antenas) de 32 cidades do DDD 51 serão modernizados. Posteriormente, os demais DDDs serão contemplados, e a troca completa de todos os sites da TIM no Estado ocorrerá até 2015.

Efeitos especiais

FOTOMONTAGEM GABINETE BV/DIVULGAÇÃO/JC

O vereador de Porto Alegre Bernardino Vendruscolo (PSD) usa um burro virtual para auxiliá-lo na sua caça ao buraco. Fez até um upgrade nas fotos que envia, inserindo diálogos com o muar, uma versão gráfica do livro — depois filme — “Platero e Jo”, de Juan Ramón Jiménez (1881-1958), um burro nada burro que conversava com seu dono. O recurso surgiu com as fotonovelas e depois as fotofofocas ou fotopotocas da revista O Cruzeiro, anos 1960. Quem sabe, o vereador ganha o Oscar de efeitos especiais.

Buzina brasileira...

O jornalista Gilberto Jasper, que perambulou por Montevidéu no feriadão, chama atenção para algumas peculiaridades uruguaias com e sem turistas brasileiros. Para começar, é muito difícil ouvir buzinadas e xingamentos no trânsito, salvo em Punta Del Este, sabidamente invadido por brasileiros. E em Punta, conta ele, houve uma história incrível.

...milagre uruguaio

Na Sexta-Feira Santa, um menino chamado Lorenzo caiu do décimo andar de um prédio. Caiu na grama, sem amortecimento de vegetação ou telhado. Quando a Samu deles chegou, o guri entrou caminhando na ambulância. No dia seguinte, o jornal El País contou a história, com a chamada “Milagre de Lorenzo”.

Eles sobem, nós caímos

Os jogadores que participam dos 25 campeonatos nacionais mais valiosos do mundo valem o equivalente a R$ 70 bilhões, valor 14% superior ao da temporada passada, segundo a Pluri Consultoria. A base de cálculo considera os valores dos elencos no início da temporada. O valor de mercado do Brasileirão atingiu R$ 2,1 bilhões, queda de 28% em relação a 2013. Estamos em 10º lugar. Fomos ultrapassados pela Ucrânia e Portugal, imagina.

Faroeste chinês

O que a China está fazendo em Rio Grande, boicotando o embarque de soja brasileira sob alegação de problemas nas cartas de crédito, é apenas mais uma das facetas do mais puro capitalismo selvagem que vem praticando ao longo do tempo. O Brasil é refém deles, é a lei do mais forte. Os chineses comunistas praticam um capitalismo mais selvagem que o capitalismo selvagem ocidental.

Preparação RS 2050

Pelas projeções do Censo Demográfico, em 2050 o Rio Grande do Sul terá 30,4% da sua população composta por idosos. O impacto na previdência e na folha de pagamento do funcionalismo será enorme. Como essa aceleração já se faz sentir hoje, estamos nos preparando para essa explosão?

Finais

  • ASSOCIAÇÃO dos Peritos Criminais Oficiais do RS participa, hoje e amanhã 14h/Faculdade de Educação da Ufrgs, do evento Diálogos Regionais - Conseg 2015.
  • VICE-presidente da Asdep, Álvaro Steigleder Chaves representará a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil no mesmo evento. 
Miúdas

  • MISSA de sétimo dia do falecimento do jornalista Adão Oliveira é hoje, na Catedral Metropolitana, 18h30min.
  • MKT Tecnologia do Brasil vai se instalar no Parque Tecnológico da Feevale, unidade de Hamburgo Velho.
  • PREÇOS dos estacionamentos, que já estão salgados, podem receber mais uma dose de sal na Copa do Mundo.  
  • MUDANÇA brusca de marcha, seguido de freadas igualmente bruscas, traz desconforto para os passageiros.
  • EXECUTIVO de projetos do Fundopem elogia o bom atendimento dos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO