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Colunas#Giro Rápido

Coluna

- Publicada em 17 de Abril de 2014 às 00:00

Projeto fabril sustentável


Jornal do Comércio
A BorgWarner, empresa que produz tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, é a primeira indústria de autopeças no Brasil a receber o certificado Leed, da sigla em inglês “Leadership in Energy and Environmental Design” ou Liderança em Energia e Design Ambiental. Criada pelo Green Building Council Institute, a certificação Leed visa a estimular a sustentabilidade no setor da construção civil. Ao seguir os conceitos da Leed em sua unidade fabril, a BorgWarner conseguiu uma economia de 43% no uso de água das torneiras e de 50% no de água para jardinagem e sanitários, por exemplo. Outras medidas incluem a adoção de sistemas de ar-condicionado menos poluentes, de métodos de reciclagem e de um mecanismo de iluminação natural que permite redução de até 97% no consumo de energia elétrica em áreas comuns. Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões na planta sustentável da empresa.

A BorgWarner, empresa que produz tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, é a primeira indústria de autopeças no Brasil a receber o certificado Leed, da sigla em inglês “Leadership in Energy and Environmental Design” ou Liderança em Energia e Design Ambiental. Criada pelo Green Building Council Institute, a certificação Leed visa a estimular a sustentabilidade no setor da construção civil. Ao seguir os conceitos da Leed em sua unidade fabril, a BorgWarner conseguiu uma economia de 43% no uso de água das torneiras e de 50% no de água para jardinagem e sanitários, por exemplo. Outras medidas incluem a adoção de sistemas de ar-condicionado menos poluentes, de métodos de reciclagem e de um mecanismo de iluminação natural que permite redução de até 97% no consumo de energia elétrica em áreas comuns. Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões na planta sustentável da empresa.

Satisfação dos clientes

A concessionária Montreal recebeu o prêmio Chairman’s Award 2013, distinção máxima oferecida pela Ford Mundial aos seus distribuidores. O prêmio avalia a satisfação dos clientes, tanto em vendas quanto no pós-vendas, o desempenho comercial e as instalações. Os responsáveis pela classificação são os próprios consumidores, através de pesquisa. É a terceira vez que a Montreal conquista essa premiação.

Um milhão de Duster 

Lançado há quatro anos, o Duster atinge o marco de um milhão de unidades produzidas no mundo. E o modelo “um milhão” saiu da linha de montagem da Renault aqui no Brasil, em sua fábrica do Paraná. Vendido também sob a marca Dacia, o Duster é oferecido em mais de 100 países.

MINI no Brasil

A MINI comemora cinco anos de presença no Brasil neste mês de abril. A marca britânica iniciou suas atividades no País em 2009 e hoje possui 25 revendas no território nacional.

Quatro décadas de história

Maior fabricante mundial de amortecedores automotivos, a Monroe completou 40 anos de Brasil em março. Além de parceira tecnológica das montadoras instaladas no País, a empresa atua no mercado de reposição, no qual tem participação de aproximadamente 30%. Em sua fábrica de Mogi Mirim (SP), a Monroe tem capacidade para produzir seis milhões de amortecedores por ano, incluindo projetos de montadoras. A empresa pertence ao Grupo Tenneco Automotive, que também produz, no Brasil, componentes para suspensão e sistemas de exaustão.

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