Porto Alegre, sábado, 16 de dezembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
33°C
26°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,3060 3,3080 0,89%
Turismo/SP 3,2300 3,4800 0%
Paralelo/SP 3,2300 3,4800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
534036
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
534036
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
534036
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ARTIGO Notícia da edição impressa de 07/03/2014

A comunicação a serviço da ética

Fernanda Reche

O ano começou com uma perspectiva que pode, à primeira vista, soar como um problema em potencial para as empresas: a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13). Casos de corrupção e fraude contra a administração pública, que antes responsabilizavam apenas pessoas físicas praticantes do ato, agora podem acarretar punição, também, para as companhias, mesmo que a prática ilegal seja desconhecida pela direção da empresa. Em caso de condenação, as sanções podem chegar a 20% do faturamento.

Neste novo contexto, a pessoa jurídica passa a ser responsável pelos atos de seus funcionários e de seus terceirizados e fornecedores. E é claro que isso exige grande esforço e até mesmo investimento em práticas voltadas para mitigação de erros e prevenção. Mas, para além da crítica a mais uma exigência, desponta dessa obrigação uma grande oportunidade: a de melhorar processos internos. O primeiro deles é a consolidação de práticas éticas no ambiente corporativo.

Desenvolver um código de condutas e adotar ferramentas de compliance, que fortalecem o cumprimento de regras, legislações e até das políticas estabelecidas pelas empresas, são iniciativas que subsidiam o controle das organizações. Só que nada disso tem muito impacto se não estiver amparado por uma política de comunicação interna. Esta precisa incorporar as práticas definidas pela empresa.

Além de fortalecer as políticas corporativas que estão no papel, os recursos da comunicação interna, como revistas e informativos institucionais, promovem o aprimoramento e a qualificação das equipes ao trazer temas de interesse, não só para o comprometimento com os princípios da companhia, mas também para o desenvolvimento profissional, passando, também, pelo comportamento ético. A comunicação é uma ferramenta que tende a ganhar cada vez mais destaque na busca por melhores resultados nas empresas.

Sócia-diretora da Temática Publicações

COMENTÁRIOS
ivo rodrigues dos santos - 07/03/2014 - 15h43
Muito oportuna essa cronica, pois estamos vendo a cada dia muitos absurdos e prevalecendo sempre a impunidade. Está na hora de darmos um basta a isso.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto