Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 28 de Janeiro de 2013 às 00:00

Jeitinho alemão


GRAZIELLA GRANATA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A Alemanha usa um sistema muito eficaz e espertinho para a reciclagem das garrafas de quase todas as bebidas, segundo relata a leitora e blogueira porto-alegrense Graziella Granata. Na etiqueta de preço do refri, leem-se o valor do líquido e o valor da garrafa, o “Pfand”. Quando o consumidor retorna e coloca o vasilhame nesta máquina (há espaço embaixo para engradados), recebe um crédito para novas compras. Não é pouca coisa: 25 centavos de euro cada.
A Alemanha usa um sistema muito eficaz e espertinho para a reciclagem das garrafas de quase todas as bebidas, segundo relata a leitora e blogueira porto-alegrense Graziella Granata. Na etiqueta de preço do refri, leem-se o valor do líquido e o valor da garrafa, o “Pfand”. Quando o consumidor retorna e coloca o vasilhame nesta máquina (há espaço embaixo para engradados), recebe um crédito para novas compras. Não é pouca coisa: 25 centavos de euro cada.

Desconfiança da rede

Na semana passada, foram muitos os usuários de Facebook que acusaram problemas na rede, incluindo no Interior do Estado. Ou não se conseguia entrar, ou sumiam textos postados. Foram variáveis as queixas. Não veio nenhuma explicação do FB, o que sempre deixa os gatos escaldados com a impressão de que mais dia menos dia a rede inteira da web sofrerá algum problema em escala planetária.

De olho na Praça da Matriz

O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) e o deputado Vieira da Cunha (PDT) visitaram o vice-prefeito Sebastião Melo, o poderoso articulador político do governo José Fortunati. Rigotto tem afinidade muito grande com Vieira, inclusive familiar. A amizade fortaleceu-se mais quando o então governador visitou a China, aonde Vieira da Cunha foi representando a Assembleia. Há quem aposte que em 2014 esta aproximação seja ainda maior, colimando aquele prédio defronte à Praça da Matriz.

Marco Kiss I

Edifícios Andraus (1972), com 16 mortos e 330 feridos, e Joelma (1974), 179 mortos, ambos em São Paulo, foram incêndios que abalaram o Brasil e são referência até hoje. Eram. Desde ontem, o marco indesejado passa a ser a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os dois sinistros de São Paulo resultaram em mudanças drásticas na legislação anti-incêndio, muitas das quais esquecidas ao longo dos anos, até que a porta seja arrombada de novo. Então nos lembraremos de trancá-la.

Marco Kiss II

No caso de Santa Maria, as reações emocionais das famílias se somarão à cobrança da mídia, incluindo linchadores aos berros, os pré-julgadores, os urubus de sempre, que aproveitarão a imensa dor para aparecer de uma forma ou de outra, e os inevitáveis profetas do passado a se gabar da eficiência do seu retrovisor. Nas análises, o foco será para questões pontuais, eficiência dos extintores, saídas de emergência, alvarás etc. 

Marco Kiss III

O conjunto da obra teria que ser exaustivamente analisado.  Qual o limite da pirotecnia eletrônica que as bandas podem levar para recintos com centenas e, às vezes, milhares de jovens, em boa parte em estado superlativo de empolgação química? Quantos funcionários destas casas receberam treinamento anti-incêndio e antipânico? Como ainda se permite o uso de materiais inflamáveis nas casas noturnas? Fora desse espectro material, há o fator comportamento, mas aí o furo é bem mais embaixo.

É a glória

O poeta Luiz de Miranda está todo pimpão. Maior poeta vivo da língua portuguesa, segundo seus fãs, Miranda foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura 2013 pela Pucrs.

Os de dentro, os de fora

Ao comentar a operação da polícia que envolveu 700 agentes para uma faxina no Instituto Penal de Viamão, o delegado Ranolfo Vieira Júnior proferiu uma frase antológica e que resume os tempos atuais. O chefe de polícia disse que os policiais estavam habituados a prender gente na rua, mas que desta vez prenderiam pessoas dentro da cadeia. É a dura realidade deste início de milênio. O crime é comandado por quem já está preso. Quem está preso somos nós.

Busca pelo fan factor

As empresas que querem se destacar precisam conquistar fãs e não apenas clientes. No varejo mundial, as marcas líderes são aquelas que têm um propósito, que têm algo a dizer, que não estão no mercado simplesmente para comprar e vender. Segundo o diretor de expansão da Loja Trópico, Gustavo Schifino, essa é a ideia comum entre as lideranças das grandes empresas que enfrentaram e venceram com folga a crise econômica mundial. Ele esteve presente na Big Show 2013, em Nova Iorque, e voltou otimista.

Miúdas

• LANÇADO o livro Os Mistérios Ocultos do Chimarrão, do pesquisador Wilson Tubino. Na Bureau Representações ([email protected]).

• NEUROLOGIA do Clínicas seleciona voluntários para estudo sobre Alzheimer. Info: (51) 3359.6356. 

• CIA Teatro Novo bateu recorde de público em 2012, registrando 101.799 espectadores no Teatro Novo DC.

• DESEMBARGADOR Marco Aurélio dos Santos Caminha deixou a presidência do TRE e volta à advocacia (no 51-3333-9023).

• HOSPITAL Moinhos de Vento é um dos patrocinadores do Programa Verão 2013 do Instituto da Mama do RS (Imama).

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO