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Turismo

- Publicada em 30 de Dezembro de 2013 às 00:00

Roteiros rurais querem atrair turistas da Copa


LUCIANE BEATRIZ RAIMANN SOARES/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Empreendimentos rurais querem aproveitar a vinda de milhares de turistas, durante a Copa do Mundo 2014, para divulgar seus roteiros turísticos e atrair os visitantes para que, entre os jogos da competição, desfrutem da cultura, história e gastronomia gaúcha. Tanto o governo quanto as entidades e os próprios produtores rurais estão se organizando e qualificando os negócios para receber os estrangeiros e brasileiros de outras regiões que estarão circulando pelo País no período do evento. 

Empreendimentos rurais querem aproveitar a vinda de milhares de turistas, durante a Copa do Mundo 2014, para divulgar seus roteiros turísticos e atrair os visitantes para que, entre os jogos da competição, desfrutem da cultura, história e gastronomia gaúcha. Tanto o governo quanto as entidades e os próprios produtores rurais estão se organizando e qualificando os negócios para receber os estrangeiros e brasileiros de outras regiões que estarão circulando pelo País no período do evento. 

O projeto Sebrae 2014, organizado pelo Sebrae, tem o objetivo de aproximar empresas de negócios com os estrangeiros. Foram mapeadas 930 oportunidades nas 12 cidades-sede, e nove setores foram priorizados, entre eles o de turismo e de agronegócios. No Rio Grande do Sul, foram escolhidos cinco roteiros turísticos a serem trabalhados: Aventura na Serra Gaúcha, Lagoa do Peixe, Quintais de Cambará, Alemães do Sul e Sabores e Saberes do Vale do Caí.

Conforme a gestora do Projeto Sebrae 2014 no Rio Grande do Sul, Amanda Paim, os atrativos foram escolhidos a partir da proximidade com a capital. “Selecionamos roteiros turísticos no raio de 250 quilômetros de Porto Alegre, pois acreditamos que as pessoas, tendo informações de outras opções de lazer no entorno da região, poderão visitar esses destinos no período da Copa do Mundo”, ressalta.

Cada roteiro recebeu uma consultoria para melhorar a qualidade e a diversidade de sua oferta. Foram trabalhadas questões de divulgação no mercado, como reformulação do site para divulgar as atrações, inclusive com informações em outros idiomas. Rodadas de negócios também foram feitas com agências de viagem e operadoras de turismo para inserir os roteiros rurais nos pacotes turísticos. Uma delas foi feita na Argentina antes mesmo da confirmação que a seleção de Messi e companhia estaria em Porto Alegre. “Foram bem aceitos nossos roteiros turísticos lá”, diz Amanda.

As operadoras e agência de viagens serão os principais divulgadores dos roteiros no período pré-Copa. Durante o Mundial, a rede hoteleira será o reforço para incentivar os turistas. Mais do que os estrangeiros, Amanda salienta que os brasileiros devem ser o principal público destas rotas turísticas. “Temos uma expectativa de que três milhões de brasileiros estejam viajando no período da Copa, além das férias escolares, que serão na mesma época”, lembra a gestora.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, também está se mobilizando para atrair turistas para os caminhos rurais. Investimentos em infraestrutura, como melhorias nos acessos e na sinalização aos roteiros do agroturismo, estão sendo trabalhados. A secretária da pasta, Abigail Pereira, avalia que a aposta em mostrar a identidade gaúcha, diferenciada do restante do Brasil, pode render frutos aos empreendimentos. “Temos a oportunidade com a Copa de fixar nossa imagem, a nossa identidade e a nossa gastronomia das zonas coloniais, de mostrar o campo como um espaço onde o gaúcho vive e sobrevive nestes encantos”. 

Nova Petrópolis destaca a colonização alemã

Resgatar as origens da colonização alemã no Estado é um dos principais objetivos do roteiro Alemães do Sul, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. No roteiro, criado em 2006, o turista percorre, em oito quilômetros e com previsão de duas horas e meia de duração, cinco pontos turísticos que lembram a chegada dos sudetos boêmios, alemães que viviam no Reino da Boêmia, do norte da atual República Tcheca.
O caminho começa pelo Museu da família Hillebrand, que veio para o Brasil em 1874, onde objetos, móveis e documentos relatam a história dos imigrantes. Depois, o roteiro segue por um moinho com a arquitetura enxaimel, tradicional de casas alemãs; passa pela Casa de Pedra, onde eram realizadas as festas dos colonos; uma propriedade rural, para desfrutar de produtos coloniais; e termina no Armazém Rosa Mosqueta, que conta a história da Rosa da Vitória, flor símbolo dos senhores feudais da Boêmia. “É uma grande história, que fazemos questão de contar no nosso museu”, destaca Ovídio Hillebrand, que faz parte da quarta geração da família que colonizou o local.
O site do roteiro Alemães do Sul foi reformulado com explicações de cada um dos pontos em quatro línguas: português, inglês, espanhol e alemão. Mesmo assim, Hillebrand reforça que a rota já é ponto para diversos turistas do Brasil. “Já recebemos visitas de São Paulo e do Nordeste”, afirma.

Vale do Caí aposta na agroecologia da região

O roteiro Sabores e Saberes do Vale do Caí engloba quatro municípios e onze integrantes. A rota turística tem como grande destaque a agroecologia na produção das propriedades rurais, gastronomia típica, venda de produtos coloniais e agroindustriais. 
A criação se deu no ano de 2007, por meio de um apoio da Emater, que reuniu os empreendedores rurais e sugeriu a criação do roteiro. “O foco principal é nas propriedades que trabalham a agroecologia”, explica a presidente da associação dos representantes da rota, Adriana Steffen.
O destaque, segundo Adriana, é a diversidade que o roteiro oferece. Os visitantes podem desfrutar desde um passeio campestre, com cavalgadas em meio à natureza, até produtos coloniais e agroecológicos da produção dos agricultores locais, como morangos, cachaças e sucos. “A rota é dividida nas onze propriedades, e o turista escolhe as que quer visitar, pois não tem como visitar todas no mesmo dia, por causa da distância”, afirma.
Para a Copa do Mundo, a presidente da rota acredita que, por ser o mais próximo da capital, o roteiro poderá ser visitado por estrangeiros. No entanto, Adriana acredita que o principal legado será o de promover o Sabores e Saberes do Vale do Caí para o público interno. “Não trabalhamos apenas em função da Copa, que é o momento para se fazer essa divulgação, mas esperamos que possamos receber mais pessoas aqui da região”, completa.
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