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O comércio varejista apresentou o resultado mais fraco dos últimos três anos para o Dia das Crianças, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As vendas a prazo cresceram apenas 3,15% ante um aumento de 4,80% no mesmo período do ano passado; de 5,91% em 2011; e de 8,74% em 2010. O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia das Crianças, entre 5 e 11 de outubro.
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O comércio varejista apresentou o resultado mais fraco dos últimos três anos para o Dia das Crianças, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As vendas a prazo cresceram apenas 3,15% ante um aumento de 4,80% no mesmo período do ano passado; de 5,91% em 2011; e de 8,74% em 2010. O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia das Crianças, entre 5 e 11 de outubro.
Em nota, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, afirma que a desaceleração da expansão das vendas no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes, que sentem os reflexos da inflação ainda em patamar elevado e do crédito mais caro.
"O consumidor brasileiro está mais cauteloso, fato que o leva a priorizar compras à vista, com um tíquete médio menor e a renegociar dívidas já assumidas. Além disso, muitos estão se resguardando para consumir no Natal", explica Pellizzaro.