Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

GOVERNANÇA

- Publicada em 24 de Novembro de 2009 às 00:00

Porto Alegre reúne redes internacionais para simpósio sobre governança


Jornal do Comércio
Começa nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, o Simpósio Internacional Governança Democrática em Cidades. Representantes da ONU, de redes internacionais e de entidades participam do evento, que ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) até amanhã.

Começa nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, o Simpósio Internacional Governança Democrática em Cidades. Representantes da ONU, de redes internacionais e de entidades participam do evento, que ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) até amanhã.

Na noite desta segunda-feira (23), foi promovido um coquetel na Usina do Gasômetro. O prefeito José Fogaça e a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, recepcionaram delegações da Índia, México, Alemanha, Estados Unidos, Grécia e países africanos.
Confira a programação:
MANHÃ
• Primeiro painel - Logo após a abertura oficial, das 10h às 12h, no auditório central, ocorre o painel Governança Democrática em Cidades, com a participação de Philipp Copestake, consultor do Instituto de Gestão Pública (Office of Public Management/OPM), de Londres, da Assessora de Relações Internacionais do Governo do Estado do México, Georgina Pozo Rivas, e do Prefeito José Fogaça, sob a coordenação da consultora do Departamento de Políticas Econômicas e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Roma, Silvia D’Anibale.

TARDE

• Ainda no auditório central, haverá o painel Novos Paradigmas para as Cidades do Século 21, a partir das 13h30min. Integram a mesa de painelistas representantes das três agências da ONU: Ulrich Graute, da Divisão para a Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento da UNDESA (Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais); Carl Philipp Schuck, do Escritório Regional para América Latina e Caribe da UN-Habitat  (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos), e Vincent Defourny, Representante, no Brasil,  da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. A coordenação da mesa é da Secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão.

• Às 15h45, terá início o painel 20 Anos de Orçamento Participativo – História e Perspectivas, atividade que está inserida na programação da prefeitura em referência aos 20 anos do OP. São painelistas o urbanista e professor da University College London – Londres, Inglaterra, Yves Cabannes, o Secretário Geral da cidade de Rosário, na Argentina, José Leon Garibay, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães, e o Coordenador do Orçamento Participativo no Gabinete de Programação Orçamentária da Prefeitura de Porto Alegre, Ricardo Erig. A Conselheira integrante da Coordenação do Conselho do Orçamento Participativo (COP) de Porto Alegre, Marília Fidel, coordena os trabalhos do painel, que também ocorre no auditório central.

• Paralelamente, na sala 602, a Comissão de Governança Urbana Integrada da Rede Metrópolis terá a sua primeira reunião na América Latina, com palestras, apresentação de casos de estudo e visitas a projetos técnicos. Os integrantes da comissão querem estudar exemplos de gestão urbana integrada, que visem a superação das desigualdades sociais e dos problemas gerados pela falta de planejamento urbano. Como resultado deste trabalho, será elaborado manual de gestão urbana integrada, com ênfase na transferência de boas práticas e na capacitação de gestores. Essa rede internacional reúne cerca de cem das maiores cidades de todo o mundo e funciona como um espaço de discussões sobre soluções para os problemas das metrópoles e regiões metropolitanas.

QUARTA-FEIRA

• Na quarta-feira, 25, a programação inicia-se às 9h, com painéis sobre redes sociais, inovações tecnológicas, oficinas sobre a aplicação do conceito de Governança Solidária Local em Porto Alegre e o Lançamento do Sistema Intermunicipal de Capacitação em Planejamento e Gestão Local Participativo (PGLP), produto do Projeto B da Rede 9 Urbal. Fazem parte as cidades de Barcelona e Córdoba (Espanha), Cuenca e Quito (Equador), Porto Alegre e Belo Horizonte (Brasil), Região Toscana (Itália), Rosário (Argentina) e São Salvador (São Salvador). Outras informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/governanca_democratica.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO