Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 29 de Julho de 2013 às 00:00

O futuro do Tecnopuc é em Viamão


GILSON OLIVEIRA/PUCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Roberto Astor Moschetta, diretor do Tecnopuc, parque tecnológico da Pucrs.
Roberto Astor Moschetta, diretor do Tecnopuc, parque tecnológico da Pucrs.
1 - O que há de novo na operação do Tecnopuc em Viamão, a chamada fase III do parque?
Roberto Astor Moschetta - A Pucrs acaba de concluir um investimento de R$ 3,5 milhões na ala frontal do antigo seminário de Viamão, disponibilizando uma área de quase 5 mil m2 para instalação imediata de novas empresas no local. A festa dos 10 anos do Tecnopuc será feita lá no final de agosto.
2 - O que o novo espaço tem de diferente em relação ao Tecnopuc atual?
Moschetta - Temos 33 mil m2 de área disponível por lá. É mais do que o prédio do Portal Tecnopuc, que tem 22 mil m2 e já está lotado. A abundância de espaço faz com que seja fácil a instalação para empresas com processos fabris e de prototipação em áreas como petróleo e gás e outras. Outro foco é a área de vídeo, animação e jogos, nos quais está focado o Tecna.
3- Qual é o futuro imediato do Tecnopuc em Viamão?
Moschetta - Até o momento, estão instaladas por lá 20 empresas, 11 delas incubadas na Raiar, o que significa uma ocupação de pouco mais de um décimo da área. Queremos atrair algumas empresas âncoras e dar início a um processo de expansão nos moldes do que foi feito em Porto Alegre. O local é acessível, tem muito espaço para estacionamento e já está em construção um shopping nas proximidades, o que aumentará a quantidade de serviços disponíveis para os funcionários das empresas instaladas.
Google Glass já está no Rio Grande do Sul
Caso você more em Novo Hamburgo e veja um guri na rua com um óculos esquisito, atenção. É provável que seja um jovem hipster, mas também pode ser o Lucas Sperb, estudante da Feevale que é proprietário de um dos três Google Glasses hoje no Brasil [os outros dois estão com o presidente da multinacional no Brasi, Fábio Coelho]. A história de como Lucas obteve os óculos é um caso de empreendedorismo. Ele ganhou o concurso do Google para comprar a novidade, mas não tinha dinheiro para ir lá comprar e teve que correr atrás de patrocinadores. Dá para ler a aventura inteira aqui: http://bit.ly/162UYWS.
e21 assume Trensurb nas redes
A e21 assumiu a marca da Trensurb nas redes sociais, incluindo plataformas de conteúdo já existentes, como  Youtube, Flickr e Twitter, além de novas, como uma fanpage oficial no Facebook, uma conta no Instagram e uma página no Foursquare para cada uma das 19 estações. A presença online estará alinhada com o conceito da recém-lançada campanha “Tudo na Vida São Conexões”, criada pela agência de propaganda para reposicionar a marca Trensurb. Todos os dias, 180 mil pessoas usam os trens, muitos delas com smartphones no bolso.
Sobe: Amazon
A Amazon desbancou a IBM na disputa por um contrato de serviço em nuvem para a CIA por valor de US$ 600 milhões. A vitória é vista como um sinal dos tempos na área de TI.
Desce: Ricardo Eletro
O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a suspensão das vendas online da rede varejista devido a atrasos nas entregas. Não é o primeiro e-commerce brasileiro a ter problemas.
Agenda
  • 5 e 6/8 - Encontro nacional da Assespro - Em Porto Alegre, debate sobre mercado, ações políticas do setor e atual cenário. Com painéis abertos, o evento será no auditório do Tecnopuc. Inscrições: bit.ly/14N1zG7.
  • 29/7 – Benchmarking Empresarial Seprorgs - Reunião debate área comercial das empresas de TI. Em Porto Alegre, a atividade será na sede do sindicato (rua Felipe Camarão, 690), às 14h. Inscrições pelo fone (51) 3311-5533.
Mercado de trabalho
  • ITS Group - Consultores SAP. Vagas na região Sul para as posições de Consultor SAP / SD, FI-AA, MM-WM, Basis e Gerente de Projetos. As funções são para nível Sênior. CVs para [email protected].
  • Embratec - Integrador de Sistemas. Será responsável por manter a segurança no ambiente de produção. Experiência com Linux, CVS, PL/SQL, T/SQL e Merge de fontes. CVs para [email protected].
Com a colaboração de Gláucia Civa, Leandro Souza e Juliana de Brito
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO