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MOBILIDADE URBANA

- Publicada em 10 de Julho de 2013 às 00:00

Metroplan inicia hoje debate das melhorias do Caminho do Meio


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
As melhorias na estrada Caminho do Meio, que se inicia na ponte do arroio Feijó e vai até a avenida Senador Salgado Filho, e no trecho da avenida Protásio Alves, que vai da rótula da avenida Manoel Elias até a rótula Paraíso-Ponte do Arroio Feijó, deixam hoje de ser apenas um projeto e entram para a fase operacional. A Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) se reunirá às 14h com representantes das prefeituras de Porto Alegre, de Alvorada e de Viamão para discutir, além do termo de referência ambiental, as possíveis desapropriações de lotes nos municípios.
As melhorias na estrada Caminho do Meio, que se inicia na ponte do arroio Feijó e vai até a avenida Senador Salgado Filho, e no trecho da avenida Protásio Alves, que vai da rótula da avenida Manoel Elias até a rótula Paraíso-Ponte do Arroio Feijó, deixam hoje de ser apenas um projeto e entram para a fase operacional. A Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) se reunirá às 14h com representantes das prefeituras de Porto Alegre, de Alvorada e de Viamão para discutir, além do termo de referência ambiental, as possíveis desapropriações de lotes nos municípios.
O plano prevê a duplicação e a pavimentação da estrada, uma ciclovia e a duplicação da ponte sobre o arroio Feijó. A estrada Caminho do Meio, além de servir como rota alternativa à RS-040, define-se como via coletora, pelo grande número de usuários nas horas de pico. Por dia, circulam quase 7,5 mil veículos no sentido Viamão-Porto Alegre e quase sete mil no sentido Porto Alegre-Viamão.
Do total de R$ 50 bilhões disponibilizados pelo governo federal no PAC Mobilidade, o governador Tarso Genro pleiteou R$ 4,7 bilhões para serem aplicados em obras no Estado, a maioria em andamento. A estrada Caminho do Meio seria contemplada com o alargamento da avenida Protásio Alves. O montante também seria destinado a obras dos corredores metropolitanos, que integrarão os modais em nove municípios da Região Metropolitana, ao alargamento da BR-448 - duplicação da entrada de Porto Alegre até a rodoviária, em um trecho de 12km -, ao futuro metrô da Capital e aos aeromóveis de Canoas e Porto Alegre.
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