Porto Alegre, sexta-feira, 20 de outubro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
17°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,1880 3,1900 0,44%
Turismo/SP 3,1500 3,3200 0%
Paralelo/SP 3,1400 3,3300 0,30%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
179087
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
179087
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
179087
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 23/05/2013

O avanço da energia solar

O Brasil tem hoje o sexto maior mercado mundial de aquecedores solares de água, com mais de 100 indústrias nacionais produzindo a todo vapor, escreve a propósito de nota desta coluna o diretor da consultoria Studio Equinocio Energia Solar, Carlos Faria Café. Segundo ele, serão instalados no Brasil este ano mais de 1 milhão de metros quadrados de coletores solares térmicos. No caso da energia solar fotovoltaica, o Brasil realmente está bem atrás de muitos países. Só com a Resolução 482 da Aneel, publicada em dezembro de 2012, abrem-se perspectivas para que os brasileiros possam gerar sua própria energia através do mecanismo de net-metering, onde é possível instalar uma usina solar em nosso telhado e, através do uso de um relógio de medição bidirecional, trocar energia com a distribuidora.

Energia mais barata

Produzindo energia solar perto do local de consumo (em nossos telhados), seus custos são bastante competitivos, escreve ainda o consultor Carlos Faria Café. Evitam-se grandes usinas e linhas de transmissão: a infraestrutura está pronta e vem do sol de graça. Em várias regiões do Brasil, hoje já é mais barato produzir a própria energia do que comprar das distribuidoras.

Usinas centralizadas

O atraso na energia solar fotovoltaica se deve, segundo o consultor Carlos Faria Café, a um intenso lobby para manter as usinas e o negócio na mão de poucos. Ele refere-se então a existência de tecnologias paradas no tempo em universidades. E conclui reiterando que a energia solar é de longe a mais barata fonte de energia.

Gases de efeito estufa


A Braskem será a primeira companhia do setor a tornar pública a Pegada de Carbono de seus produtos, com a divulgação dos dados de emissão de gases de efeito estufa das resinas polipropileno, polietileno e PVC. Isso permite avaliar o volume de dióxido de carbono equivalente liberado por seus produtos e atividades.

Shopping leva a Paris


O Rua da Praia Shopping de Porto Alegre vai premiar seus clientes com duas viagens e acompanhante para Paris. A promoção alusiva ao mês dos namorados vai até 15 de junho. Cada R$ 100,00 em compras nas lojas participantes dá direito a um cupom para o sorteio dos prêmios.

A construção civil sem areia


Uma empresa de Campo Bom, a FCC, desenvolveu uma massa, a Dundun, que dispensa o uso da agora escassa areia na construção civil. É uma argamassa polimérica que junta tijolos ou blocos de concreto sem usar areia, cimento, cal, água ou energia elétrica. A mistura, pronta para ser aplicada, já foi usada em shopping centers, plantas da indústria petroquímica, edifícios e outras construções. Como ela dispensa a areia, auxilia na preservação dos leitos dos rios e reduz os entulhos, deixando a obra mais limpa. E, além de oferecer uma alternativa sustentável, é mais econômica, porque rende em média 20 vezes mais do que a argamassa comum.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto