Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Grêmio

- Publicada em 09 de Dezembro de 2012 às 00:00

Grêmio repete placar histórico e bate o Hamburgo na inauguração da Arena


Fotos João Mattos/JC
Jornal do Comércio
Em 11 de dezembro de 1983, o Grêmio fez história ao vencer o Hamburgo por 2 a 1, vencendo o Mundial de Clubes em Tóquio. O placar de 2 a 1 se repetiu na noite deste sábado (8), em Porto Alegre, num amistoso não menos histórico: o Grêmio bateu o Hamburgo na partida de inaguração da Arena, o novo estádio do tricolor.
Em 11 de dezembro de 1983, o Grêmio fez história ao vencer o Hamburgo por 2 a 1, vencendo o Mundial de Clubes em Tóquio. O placar de 2 a 1 se repetiu na noite deste sábado (8), em Porto Alegre, num amistoso não menos histórico: o Grêmio bateu o Hamburgo na partida de inaguração da Arena, o novo estádio do tricolor.
E assim como no jogo do Japão, o Grêmio não teve vida fácil. Esperava-se um Hamburgo cansado - após jogar na sexta-feira na pelo Campeonato Alemão, viajar ao Brasil e jogar pouco mais de 24 horas depois - e fraco - já que entrou em campo com o time repleto de reservas - mas a partida acabou equilibrada, assustando o torcedor que veio cedo ao estádio e assistiu a uma emocionante cerimônia de inauguração da Arena.

Torcida comemorou o gol de André Lima
O Grêmio começou a partida pressionando, marcando a saída de bola do Hamburgo. O resultado deu certo. Bastou nove minutos para abrir o placar: em cobrança de escanteio de Elano, André Lima de cabeça marcou. O atacante tricolor escreveu seu nome na história marcando o primeiro gol da história do estádio e ainda fez um agrado para a torcida, comemorando o gol ao estilo Kidiaba, o goleiro do Mazembe, em uma provocação ao rival Inter. "É um momento inesquecível, queria ter feito o gol na despedida do Olímpico mas não aconteceu. Vim sonhando com este momento", afirmando André Lima no intervalo da partida.
Com o tempo, o Grêmio diminuiu o ritmo e o Hamburgo passou a gostar da partida. Aos 35 minutos, por pouco os alemães não empataram: Aogo cruzou para Rudnevs, que perdeu a chance de marcar de dentro da área. O lance acordou o tricolor, que foi ao ataque e desperdiçou um gol feito com Elano aos 38 minutos.

No retorno da segunda etapa, o Grêmio veio bastante mudado, com Vanderlei Luxemburgo poupando atletas importantes (como Elano e Zé Roberto) ao promover quatro substituições (Tony, Marco Antonio, Léo Gago e Marcelo Moreno). Ao longo da partida o técnico ainda promoveu outras duas substituições (colocando Saimon e Rondinelly). O resultado foi um time descaracterizado, que criava menos e dava espaço para o Hamburgo atacar. E empatar. Aos 25 minutos, o zagueiro Westermann aproveitou um rebote em cobrança de escanteio, a bola desviou na zaga e acabou entrando no gol de Marcelo Grohe.

Lado negativo da festa: torcedores brigaram na geral durante o jogo
O gol do Hamburgo esfriou a animação da torcida, que já começava a querer deixar a Arena (já era perto da 0h30min), quando Marcelo Moreno garantiu a vitória tricolor - completando um cruzamento de Marquinhos.
O ponto negativo da inauguração da nova Arena foi uma série de brigas entre torcedores registradas na geral do Grêmio, que precisaram da intervenção da Brigada Militar - justamente no polêmico setor do novo estádio onde a direção do Grêmio quer convencer a Brigada a manter sem cadeiras, para que a torcida faça a tradicional Avalanche na comemoração dos gols.
Grêmio 2 x 1 Hamburgo
Marcelo Grohe; Pará, Werley (Saimon), Naldo e Anderson Pico (Tony); Souza, Fernando (Marco Antônio), Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gago); Leandro (Rondinelly) e André Lima (Marcelo Moreno).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Drobny; Bruma, Paul Scharner, Rajkovic (Tolgay Arslan) e Aogo (Westermann); Sala, Rincon, Tesche (Diekmeier) e Ilicevic (Skjelbred); Marcus Berg e Rudnevs (Heung Min Son).
Técnico: Frank Kramer.
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)

Atualizado à 1h37min de 9/12/2012.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO