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Telecomunicações

- Publicada em 09 de Outubro de 2012 às 00:00

Insatisfação com o setor de telecomunicações atinge 72% no Brasil


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
A maioria dos brasileiros não está satisfeita com o setor de telecomunicações, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a partir de manifestações da população na internet. O indicador de satisfação com os serviços do setor ficou em 28,1% em setembro, o pior resultado em 18 edições do estudo. Isto significa que 71,9% das manifestações sobre os serviços de telecomunicações foram negativas.
A maioria dos brasileiros não está satisfeita com o setor de telecomunicações, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a partir de manifestações da população na internet. O indicador de satisfação com os serviços do setor ficou em 28,1% em setembro, o pior resultado em 18 edições do estudo. Isto significa que 71,9% das manifestações sobre os serviços de telecomunicações foram negativas.

Em agosto, o índice tinha ficado com 32,6% de menções favoráveis. A queda em agosto deste ano, de acordo com os responsáveis pelo estudo, foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares. Do total de manifestações online sobre internet no celular, 84% eram negativas, nas quatro operadoras analisadas (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Em setembro, o INSC em termos gerais recuou 0,7 ponto porcentual com relação a agosto, ficando em 55,1%. Além do setor de telecomunicações, também registraram queda de satisfação os segmentos de bancos, indústria farmacêutica, vestuário, saneamento básico, energia elétrica, indústria digital, construtoras, bens de consumo, hospitais e laboratórios e drogarias. No total, 11 dos 24 setores analisados registraram queda no porcentual de satisfação em setembro.

O indicador de satisfação do consumidor foi criado pelo professor da ESPM Ricardo Pomeranz e analisa mensalmente a satisfação do consumidor com 96 empresas de 24 setores da economia, a partir de dados levantados na internet.

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