Em agosto, o índice tinha ficado com 32,6% de menções favoráveis. A queda em agosto deste ano, de acordo com os responsáveis pelo estudo, foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares. Do total de manifestações online sobre internet no celular, 84% eram negativas, nas quatro operadoras analisadas (Claro, Oi, TIM e Vivo).
Em setembro, o INSC em termos gerais recuou 0,7 ponto porcentual com relação a agosto, ficando em 55,1%. Além do setor de telecomunicações, também registraram queda de satisfação os segmentos de bancos, indústria farmacêutica, vestuário, saneamento básico, energia elétrica, indústria digital, construtoras, bens de consumo, hospitais e laboratórios e drogarias. No total, 11 dos 24 setores analisados registraram queda no porcentual de satisfação em setembro.
O indicador de satisfação do consumidor foi criado pelo professor da ESPM Ricardo Pomeranz e analisa mensalmente a satisfação do consumidor com 96 empresas de 24 setores da economia, a partir de dados levantados na internet.