Porto Alegre, sábado, 16 de dezembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
34°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,3060 3,3080 0,89%
Turismo/SP 3,2300 3,4800 0%
Paralelo/SP 3,2300 3,4800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
214125
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
214125
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
214125
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ARTIGO Notícia da edição impressa de 13/08/2012

Importância da Inspeção Veicular Ambiental

Marco Antonio Vieira Machado

A qualidade do ar em Porto Alegre está entre as piores do País. É um problema sério e complexo, que tem que ser enfrentado. Com esse foco, o Sincopeças-RS promove, nesta terça-feira, Dia de Combate à Poluição, o debate “Por Um Ar Mais Limpo no Rio Grande do Sul”. O evento ocorre às 9h, na Sala da Convergência da Assembleia Legislativa. O local não foi escolhido ao acaso. Cumprindo determinação de legislação federal, tramita na Casa projeto de lei estipulando a obrigação da Inspeção Veicular Ambiental (IVA), e a aprovação mais do que recomendável, é imprescindível. O norte do nosso debate é, justamente, alertar os deputados e a comunidade para a importância do tema. Para tanto, analisaremos a realidade de São Paulo, maior cidade do País, onde a IVA trouxe melhorias à qualidade de vida da população. Lá, a inspeção está salvando vidas. Nem é preciso mencionar a redução de gastos com internações hospitalares que, em última instância, são pagas pelos cidadãos.

Medida necessária para controlar a emissão de poluentes por veículos automotores nas grandes cidades, hoje a maior fonte de CO2 nos centros urbanos, a implementação ainda gera emprego e renda, ajudando a movimentar a economia gaúcha. Além disso, é preciso lembrar a responsabilidade de cada motorista. Possuir um veículo e utilizá-lo é um direito, e este deve ser seguido de obrigações. Devemos ser responsáveis pelo dano causado, pelo que despejamos no ar. A simples utilização de um veículo automotor polui, mal conservado polui mais ainda. Circular com automóveis em situação irregular é, antes de tudo, um ato irresponsável e egoísta. Por tudo isto, entendemos que a implantação da Inspeção Veicular Ambiental se faz necessária, e a oportunidade para debater o tema está posta terça-feira, às 9h, na Assembleia: todos por um ar mais limpo no Rio Grande do Sul!

Advogado, diretor de autopeças do Sincopeças-RS

COMENTÁRIOS
Sibele - 14/08/2012 - 17h16
Concordo com o posicionamento de Advogado Marco Antônio. Ele desenvolve, no seu texto, aspectos interessantes que estão vinculados à gestão púbilca. Outro aspecto que considerei muito inteligente, nessa abordagem, é a visão sistêmica- quais são as consequências quando não trato do tema com seriedade? Parabéns!

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto