Porto Alegre, domingo, 19 de novembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
31°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,2620 3,2640 0,48%
Turismo/SP 3,1800 3,3900 0%
Paralelo/SP 3,1900 3,4000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
166720
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO. De 26 de outubro a 11 de novembro em Porto Alegre.

MENU
Últimas notícias
JC na Feira do Livro
 
Troféu Cultura Econômica
Premiados
Comissão Julgadora
Fotos da Premiação
ARQUIVO
Hotsite Feira 2011
Hotsite Feira 2010
 
imprimir IMPRIMIR

09/11/2012 - 18h39min

Empreendedorismo criativo para publicar

Deborah Cattani

Marcos Nagelstein/JC
Pedro com seu novo livro na praça da Alfândega
Pedro com seu novo livro na praça da Alfândega

Amante de gatos, o publicitário e cartunista Pedro Grehs Leite não pensou duas vezes quando viu no seu lazer uma oportunidade de fazer negócio. Cansado da vida estressante das agências em que trabalhava, Pedro decidiu viver de seus desenhos. Foi assim que nasceu o blog do Onde meu gato senta e, consequentemente, seu livro que foi lançado nesta quarta-feira (7) na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

No ano passado, ele e um amigo, Rafael Koff, já haviam tentado essa experiência, com o livro Tirinhas do Zodíaco, uma paródia ao desenho japonês Cavaleiros do Zodíaco. Mas eles pagaram todo o processo de produção da obra, o que não deu muito retorno financeiro, mesmo com o livro esgotando em poucas semanas.

Persistente, Pedro não desistiu até que encontrou o Catarse. O site funciona como uma porta de entrada para jovens empresários, principalmente das áreas culturais. “Você envia seu projeto, explica quanto vai gastar e qual o prazo para arrecadar o dinheiro. Aí vem a parte de divulgação e busca por apoio. É legal, porque as pessoas podem doar qualquer valor acima de 10 reais”, explica. “A burocracia é mínima, a gente nem sente. O site fica com, mais ou menos, 12% do valor final arrecadado. Vale muito a pena”, completa.

A ideia surgiu seis meses atrás, quando Pedro resolveu testar seus fãs e postar um desenho no Facebook. “Em dois dias a imagem teve dois mil compartilhamentos”, conta. “Aí eu tive um estalo e pensei: eu posso unir o útil ao agradável. E comecei a fazer um monte de desenhos de gatos sentados em situações exageradas, por exemplo, num bolo de casamento, no trilho do trem, entre outros”, diz.

Então, ele colocou um vídeo no Catarse com todas as informações do plano para publicar o livro das famosas tirinhas de Onde meu gato senta. O apelo em prol dos felinos ajudou, afinal, o animal tornou-se febre na rede. “É quase de consenso que gatos são legais. Virou uma coisa cult, uma moda”, afirma o cartunista.

A paixão pelo bicho veio da infância. “Nós temos duas gatas lá na casa dos meus pais. Quem vê acha que eu tenho um monte deles, mas eu nem tenho gato. Eu estou me mudando e não posso adotar um agora. Então eu fico com as da minha mãe uma vez por semana”, revela. Contudo, foi da convivência com esses bichanos que Pedro desenvolveu as tirinhas.

Dedicado aos donos de gatos, o livro já está a venda nas bancas da praça da Alfândega. “Dono de gato sabe como é, como a sua vida pode ser interrompida pelo felino”, brinca Pedro.

Blog do Onde meu gato sentahttp://ondemeugatosenta.blogspot.com.br/

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR