Porto Alegre, domingo, 19 de novembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
31°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,2620 3,2640 0,48%
Turismo/SP 3,1800 3,3900 0%
Paralelo/SP 3,1900 3,4000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
174285
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO. De 26 de outubro a 11 de novembro em Porto Alegre.

MENU
Últimas notícias
JC na Feira do Livro
 
Troféu Cultura Econômica
Premiados
Comissão Julgadora
Fotos da Premiação
ARQUIVO
Hotsite Feira 2011
Hotsite Feira 2010
 
imprimir IMPRIMIR

05/11/2012 - 16h51min

Pesquisadores do MIT visitam Feira do Livro

Deborah Cattani

Marcos Nagelstein/JC
Descontraídos, os pesquisadores aproveitaram o dia na Feira do Livro
Descontraídos, os pesquisadores aproveitaram o dia na Feira do Livro

Nesta segunda-feira (5), os pesquisadores Leonardo Giusti, Steve Pomeroy e Nicholas Wallen, do Mobile Experience Laboratory  do Massachusetts Institute of Technology (MIT) vão ministrar um workshop para os alunos da comunicação social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Em Porto Alegre desde domingo, eles foram conhecer a 58ª Feira do Livro e se disseram muito contentes com o que viram.

“Nunca estive em uma feira como essa, só em eventos de quadrinhos. Na Inglaterra tem uma parecida, mas é permanente, não é sazonal. A experiência aqui é interessante, pena que não falamos português”, lamentou Giusti. Os três professores estão envolvidos com o projeto Open Locast, desenvolvido por oito universidades ao redor do mundo e que visa utilizar mídia interativa para saber como a informação se relaciona com o ambiente urbano.

O responsável pela coordenação brasileira é o doutor Eduardo Pellanda, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pucrs. Foi ele quem levou os americanos para passear na praça da Alfândega. Fascinado, Pomeroy disse que o evento é o máximo. “Eu acho que nós devemos valorizar os livros. Não importa onde você lê, na tela ou em papel, mas, sim, as ideias nos livros e o fato de que as pessoas estão lendo elas de verdade. O número de crianças pequenas que eu vi lá realmente me inspira”, complementou.

Locast é uma fusão de duas palavras: location (localização) e narrowcastong (mídia para um determinado público). A ideia dessa pesquisa é criar uma plataforma de produção de conteúdo geolocalizado, para compreender a evolução das tecnologias na conexão entre pessoas e espaços. O sistema é colaborativo e aberto, além de uma ferramenta de ensino sobre como funcionam as cidades.

Wallen, que está acostumado a trabalhar no meio digital, também se impressionou com a Feira. Porém, ele afirmou que a transição do papel para o virtual é necessária em alguns casos. “Tem vários tipos de coisas que não fazem mais sentido na versão impressa, como revistas e jornais. Mas eu ainda acho que o livro impresso tem espaço no mundo e é mais fácil de ser digerido”, explicou.

Sobre a apresentação nesta segunda-feira, eles se disseram bastante ansiosos, principalmente por perguntas e respostas. “Nós queremos o feedback do que eles vão implantar”, sentenciou Giusti. O projeto tem previsão de término em 2013. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR