Porto Alegre, domingo, 20 de agosto de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
17°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,1450 3,1470 1,00%
Turismo/SP 3,1500 3,3100 0%
Paralelo/SP 3,1500 3,3100 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
150958
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO. De 26 de outubro a 11 de novembro em Porto Alegre.

MENU
Últimas notícias
JC na Feira do Livro
 
Troféu Cultura Econômica
Premiados
Comissão Julgadora
Fotos da Premiação
ARQUIVO
Hotsite Feira 2011
Hotsite Feira 2010
 
imprimir IMPRIMIR

28/10/2012 - 19h01min

Valter Hugo Mãe é destaque na praça de autógrafos

Deborah Cattani

Marcos Nagelstein/JC
Valter Hugo Mãe foi vencedor do prêmio literário José Saramago, em 2007
Valter Hugo Mãe foi vencedor do prêmio literário José Saramago, em 2007

Valter Hugo Lemos, ou Valter Hugo Mãe, como gosta de ser chamado, nasceu na Angola, em 1971. Escritor, artista plástico e cantor, ele se inseriu no mundo da escrita ainda muito pequeno. Reconhecido no mercado literário internacional, ele já ganhou prêmios, entre eles um José Saramago, em 2007. Ele autografa às 20h, neste domingo (28) na Feira do Livro de Porto Alegre, após palestra com Jane Tutikian e Pedro Gonzaga, na sala Jacarandás, do Memorial do Rio Grande do Sul. 

Valter Hugo Mãe é uma pessoa humilde e, por isso, gosta de escrever nomes próprios em minúsculas, mantendo todos em equidade. “Tem a ver com alcançar uma espécie de igualdade gráfica das palavras, assim, elas ficam numa base de dignidade semelhante. E, ao mesmo tempo, reconduzir o texto escrito a uma natureza, que tem que ver com a forma como pensamos. Não pensamos com maiúsculas”, explica. 

Apaixonado por Rubens Fonseca, ele transita entre poemas e romances e, assim como Saramago, gosta de abordar problemas humanos, a sociedade e conflitos internos de personagens complexos. A leitura, para ele, tem poder, é através dela que criamos identidade. “Ler, em última análise, não é tanto o livro que está em causa, somos nós. É lermo-nos. Mais do que ler um livro estamos a ler nós próprios. Porque sempre encontramos uma maneira de caber ou de rejeitar aquilo que está diante de nossos olhos”, sentencia.

Pela primeira vez em Porto Alegre, e consequentemente na Feira do Livro, Valter Hugo Mãe se mostrou encantado. De acordo com ele, o evento é um espaço de conhecimento. Sobre o tema deste ano, Abra espaço para a leitura na sua vida, ele disse que: “Eu acho fundamental abrir espaço para leitura na nossa vida. Talvez as pessoas precisem entender o quanto a leitura pode oferecer. O mundo dos livros é um mundo de sabedoria à nossa disposição. Não é só entretenimento. É uma oportunidade e crescimento interior.”

Seus livros mais recentes são: O filho de mil homens (2011), O apocalipse dos trabalhadores (2011) e A máquina de fazer espanhóis (2010). Seu próximo livro será sobre a Islândia, e terá como tema central a questão da presença e de estar sempre ao lado de algo/alguém. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR