A PESQUISA

APRESENTAÇÃO

A 9ª edição da pesquisa "Os porto-alegrenses e o consumo", feita em parceria com a ESPM-Sul, busca revelar o perfil, o comportamento e os hábitos dos moradores da capital gaúcha em relação ao consumo. A coleta de dados ocorreu em maio de 2017 e foram obtidos 401 questionários válidos. A margem de erro é de 5%, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram realizadas em regiões de comércio da cidade, como Centro, Assis Brasil, Tristeza, Azenha e Parcão.

A pesquisa traz importantes dados sobre a demografia do público, frequência e intenção de compra de bens e serviços, seus locais preferidos para consumo, hábitos de compra online, perfis de investimento, perfis comportamentais e estilo de vida.

Confira abaixo uma breve análise dos três principais conglomerados (clusters analysis) de consumidores encontrados nesta pesquisa, a qual agrupa os indivíduos semelhantes a partir do seu comportamento

1. Consumidor consciente


É o consumidor mais atualizado e preocupado com ecologia. Entre as afirmações com maior concordância neste perfil, estão "eu gosto de ter muitas emoções na minha vida", "sou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo", "eu procuro seguir uma alimentação saudável" e "eu gosto de aprender sobre arte, cultura e história". O perfil sugere um público mais intelectualizado, experimentador e jovem.

A questão ecológica tem destaque: quase todos os 22% dos entrevistados que concordaram com a frase "me informo se a empresa tem preocupação com o meio ambiente antes de comprar nela" estão neste grupo.

2. Consumidor indiferente

Este é um perfil mais voltado ao consumo do que à ecologia. Tem semelhanças com o Grupo 1, em aspectos como o gosto pelas emoções e a posição pró-casamento entre pessoas do mesmo sexo. A principal diferença, aqui, é a pouca preocupação ecológica: muitos discordaram de afirmações como "Eu tenho o hábito de consumir produtos orgânicos" e "Prefiro produzir/fazer algo do que o comprar". Também estão nesta categoria a maioria dos entrevistados que concordaram com a afirmativa: "na minha opinião, o shopping center é um local de lazer".

São pessoas menos conservadoras, mas ainda focadas no mercado consumidor.


3. Consumidor conservador


Dos três perfis, este é o de características mais conservadoras e com mais representantes da classe C. Uma das afirmativas que mais teve adesão neste grupo foi: "A vida de uma mulher só é assegurada se ela puder fornecer um lar feliz para sua família".

É um público mais velho, com visão mais tradicional da vida, e de poder aquisitivo mais baixo. É ainda a categoria mais pessimista quanto à situação política. Muitos participantes deste grupo discordam da afirmativa "Eu gosto de liderar outros", o que sugere que são pessoas que ocupavam ou ocupam empregos mais tradicionais.

Veja Mais

DOWNLOAD

Tenha acesso gratuito ao conteúdo completo da pesquisa Os porto-alegrenses e o consumo, cadastrando seus dados no link abaixo e fazendo download do material.


DOWNLOAD
Veja Mais

MATÉRIAS

Veja Mais

APOIADORES

Compartilhe