A Free Kitchen foi fundada em 2021 e é especializada em doces sem glúten, lactose, açúcar e insumos de origem animal

Com foco em doces para celíacos, marca inclusiva abre em shopping de Porto Alegre


A Free Kitchen foi fundada em 2021 e é especializada em doces sem glúten, lactose, açúcar e insumos de origem animal

Criada em 2021 pela advogada Silvia Levenfus, a marca Free Kitchen abriu, no início deste ano, sua primeira loja física. Com foco em doces sem glúten, lactose, açúcar e insumos de origem animal, o empreendimento agora conta um quiosque no Shopping Iguatemi, com objetivo de ser um ponto de encontro para os clientes antigos da marca, assim como um ponto de divulgação para um novo público. A história da Free Kitchen começou durante a pandemia. A mãe de Sílvia é celíaca e ela também tem intolerância à glúten, assim como à lactose. Portanto, sabia desde pequena como era difícil a vida de quem tem restrição alimentar. “Sempre sentia falta de um barzinho ou um lugar que fosse seguro para comer. Cansei de sair com minhas amigas e não consumir nada. Muitas vezes, eu jantava antes em casa”, reflete.Assim, com o aumento dos casos de Covid-19 e o isolamento social, Sílvia, como um hobbie, desafiou-se a criar um brownie sem glúten e sem leite que fosse tão bom quanto o original. Após algumas tentativas, a empreendedora afirma que chegou ao resultado desejado. “Coloquei à venda no grupo do nosso condomínio da praia e foi um sucesso. O pessoal amou e disse que era o melhor brownie que eles já tinham comido”, lembra.
Criada em 2021 pela advogada Silvia Levenfus, a marca Free Kitchen abriu, no início deste ano, sua primeira loja física. Com foco em doces sem glúten, lactose, açúcar e insumos de origem animal, o empreendimento agora conta um quiosque no Shopping Iguatemi, com objetivo de ser um ponto de encontro para os clientes antigos da marca, assim como um ponto de divulgação para um novo público.

A história da Free Kitchen começou durante a pandemia. A mãe de Sílvia é celíaca e ela também tem intolerância à glúten, assim como à lactose. Portanto, sabia desde pequena como era difícil a vida de quem tem restrição alimentar. “Sempre sentia falta de um barzinho ou um lugar que fosse seguro para comer. Cansei de sair com minhas amigas e não consumir nada. Muitas vezes, eu jantava antes em casa”, reflete.

Assim, com o aumento dos casos de Covid-19 e o isolamento social, Sílvia, como um hobbie, desafiou-se a criar um brownie sem glúten e sem leite que fosse tão bom quanto o original. Após algumas tentativas, a empreendedora afirma que chegou ao resultado desejado. “Coloquei à venda no grupo do nosso condomínio da praia e foi um sucesso. O pessoal amou e disse que era o melhor brownie que eles já tinham comido”, lembra.
LEIA TAMBÉM > Cardápio sazonal e internacional é aposta de nova padaria de Porto Alegre

A boa recepção do público fez com que Silvia desenvolvesse uma vontade de empreender. O próximo passo foi desenvolver outros produtos para sua marca. Além dos brownies, tortas e panfortes passaram a fazer parte do cardápio da empresa. Como produtos para pessoas com restrições alimentares são raros, outras empresas passaram a se interessar pelos doces feitos por Sílvia. Assim, marcas como a Charlie e Leiteria 639 passaram a comercializar produtos da Free Kitchen.

Com o tempo, a clientela de Sílvia passou a sentir falta de um ponto fixo, onde pudessem comprar os produtos da marca sem a necessidade de fazer uma encomenda. “Queríamos estar mais perto do consumidor. O pessoal até vinha retirar na fábrica e, quando chegavam lá, sempre pediam para entrar e conhecer a operação. Mas infelizmente não podiam por questões sanitárias”, conta Sílvia.

Assim, surgiu a oportunidade de participar da na feira do projeto Cubra o Mundo de Verde, que ocorreu no Shopping Iguatemi em outubro e novembro de 2023. Além de servir como um teste para uma loja física, a banca da Free Kitchen serviu outro propósito: apresentar as lascas doces, o principal produto da marca, ao público. As lascas são grandes pedaços finos de chocolate, feitos para serem quebrados e comidos em pequenas porções, inspiradas em uma marca de chocolates da Suíça. “Além de ser um produto inclusivo e saudável de verdade, queremos que a pessoa tenha uma experiência. Então, é um produto visualmente bonito, a pessoa pode chegar na vitrine e escolher qual sabor quer. Conheci este conceito em uma marca da suíça e resolvi recriá-lo sem glúten nem leite”, lembra.
LEIA TAMBÉM > Restaurante e empório de Caxias do Sul aposta em cozinha sem glúten

Após o sucesso da participação da feira, a empreendedora resolveu dar o próximo passo. Assim, a oportunidade de abrir uma banca fixa no Iguatemi surgiu. “No início, gostaríamos de deixar os produtos em parceiros, já que encontrar as coisas era uma dor nossa. Mas, aos poucos, começamos a sentir que seria importante que os clientes nos conhecessem diretamente. A loja no shopping foi uma boa oportunidade, pois já conhecíamos o espaço por conta da feira, um empreendimento como o nosso já era uma demanda do público e também nos sentíamos mais seguras aqui do que com uma loja na rua”, conta Sílvia.

Os produtos inclusivos

Na Free Kitchen, todos os produtos são seguros para celíacos e intolerantes à lactose. Além disso, 90% deles são sem açúcar e veganos. No cardápio, estão disponíveis tortas, brownies, panfortes e chocolates em geral. A loja vende todos os outros produtos da marca - com exceção das tortas -, mas o destaque vai para as lascas de chocolate. Na vitrine, estão expostos os seis sabores de lascas, que são comercializadas em pequenos pacotes no valor de R$ 34,00 por 100 gramas.

A operação está localizada no segundo andar do shopping Iguatemi, avenida João Wallig, nº 1800, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.