Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 22 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

21/05/2018 - 22h39min. Alterada em 21/05 �s 21h21min

Crimes no com�rcio precisam delegacias

Fernando Soares
Após diversas reuniões realizadas nos últimos meses com comerciantes de Porto Alegre e de cidades da Região Metropolitana, como Canoas, Esteio, Guaíba, Eldorado do Sul, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, passei a defender a criação de delegacias de polícia especializadas para investigar roubos e latrocínios contra pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Acredito que essas delegacias deveriam ser criadas e instaladas pelo menos nas 20 cidades mais violentas do Estado, tendo em vista as inúmeras queixas dos comerciantes das regiões.
As reclamações são parecidas, pois todos estão preocupados com a falta de segurança e com o aumento dos crimes de roubos e furtos nos comércios e a seus funcionários. Muitos comerciantes afirmam que, mesmo contribuindo com a geração de emprego e renda, sentem-se abandonados pelo Estado e pelos órgãos de segurança pública. Isso porque a maioria dos casos registrados sequer é investigada.
É de extrema importância a criação de delegacias de polícia especializadas para investigar os crimes contra o patrimônio dos pequenos e médios comerciantes gaúchos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, somente em 2017, ocorreram 12.848 casos de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul. Não podemos deixar esse importante segmento social, que movimenta a economia do nosso Estado, sem atendimento. Não é aceitável que esses graves crimes fiquem parados na maioria dos distritos policiais, apesar de haver um grande esforço dos policiais e da instituição em tentar resolvê-los.
Mesmo com o excelente trabalho que a Polícia Civil vem realizando nos últimos anos, inclusive com um grande aumento no número de prisões, ainda assim, precisamos, cada vez mais, especializar nossas ações com inteligência e investigação especializada para tirar de circulação esses perigosos e reincidentes criminosos.
Titular da 17ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Fernando Soares 22/05/2018 14h05min
Concordo contigo, Cel. Jorge Bengochea. Eu sou defensor da revis�o da nossa atual legisla��o penal, mas como sabemos, essa � uma esfera federal.�A ideia das delegacias especializadas vem em car�ter de urg�ncia para suprir uma demanda da popula��o ga�cha e de um segmento respons�vel por gerar emprego e renda. Mas repito, concordo contigo. Precisamos de leis mais severas e penas mais duras contra a bandidagem! Um grande abra�o!
Jorge Bengochea 22/05/2018 11h11min
OS CRIMES COMETIDOS CONTRA PEQUENOS COMERCIANTES OCORREM PORQUE N�O D� NADA PARA OS BANDIDOS. A pol�cia prende e em seguida eles est�o de volta para aterrorizar comerciantes e clientes. N�o s�o as delegacias que v�o conter o crime, mas leis e justi�a severas e capazes de impor penas duras aos bandidos, bem uma execu��o penal respons�vel e rigorosa, sem licenciosidade.