Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 20 de Maio de 2018 às 21:29

Frio e geada dão tom da semana no Rio Grande do Sul

Fim da chuva permitiu que pessoas fizessem passeios ao ar livre

Fim da chuva permitiu que pessoas fizessem passeios ao ar livre


/FREDY VIEIRA/JC
Agora é oficial: o frio chegou e não deve deixar o Rio Grande do Sul tão cedo. Apesar de a chuva abandonar o Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana com geada em diferentes regiões gaúchas e mínimas entre 2 e 3 graus.
Agora é oficial: o frio chegou e não deve deixar o Rio Grande do Sul tão cedo. Apesar de a chuva abandonar o Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana com geada em diferentes regiões gaúchas e mínimas entre 2 e 3 graus.
As temperaturas geladas vêm de um fim de semana já frio e com chuva. O sábado foi de aguaceiro, com mínima de 6,9 graus em São José dos Ausentes e máxima de 19,5 graus em Torres. Porto Alegre teve pouca variação, com registros de 13,1 a 15,8 graus. A instabilidade ainda esteve presente no domingo, mas sumiu ao longo do dia, possibilitando que as pessoas, se bem agasalhadas, fizessem passeios ao ar livre. A mínima foi de 3 graus em São José dos Ausentes e de 20 graus em Torres. Na Capital, o termômetro marcou de 9,8 a 15,4 graus.
A segunda-feira será ensolarada, com geada em áreas isoladas dos Campos de Cima da Serra, das Encostas Superior e Inferior do Nordeste, do Planalto Norte e do Alto Uruguai. As marcas ficarão entre 2 e 19 graus no Estado, e entre 9 e 16 graus em Porto Alegre.
Amanhã, a céu figura limpo a parcialmente nublado, também com geada nos Campos de Cima da Serra e na Encosta Superior do Nordeste, com aumento de nebulosidade no Litoral Sul no decorrer do dia. A temperatura irá de 3 a 20 graus no Rio Grande do Sul e de 9 a 17 graus na Capital.
Na quarta-feira, a geada se mantém nos Campos de Cima da Serra, e também deve ocorrer na região Sul. Os termômetros terão registros estáveis, entre 3 e 18 graus no Estado, e entre 9 e 17 graus em Porto Alegre.
A geada continuará, na quinta-feira, nos Campos de Cima da Serra e no Sul gaúcho, mas também se estenderá para a região central. A mínima será de 2 e a máxima de 20 graus. Na Capital, as marcas irão de 7 a 17 graus.
Mesmo com temperaturas baixas, a MetSul Meteorologia alerta para que a população não caia em propagandas enganosas em relação à possibilidade de neve na Serra. O centro meteorológico explica, em sua conta no Twitter, que imagens em sites de compra de pacotes em hotéis em lugares turísticos, como Gramado, dão a entender que nevará muito na cidade, mas essa não é a expectativa. "Há um abismo entre ciência e propaganda. Nos últimos 30 anos, Gramado somente viu neve com acumulação significativa em míseros dois dias, em julho de 1994 e agosto de 2013. Outros vários eventos foram pequenos ou médios", pontua.
A MetSul aponta que não está suficientemente frio para que haja neve na altitude de Gramado. Para nevar na Serra, a temperatura, naquela altitude, deve estar negativa. Atualmente, as mínimas giram em torno de 2 e 3 graus.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO