Já faz quase 50 anos que os álbuns de figurinha da Copa viraram febre mundial. O Brasil, conhecido como o país do futebol e pentacampeão do mundo, não ficou de fora dessa tendência. Muito pelo contrário, é o maior consumidor de cromos entre os 92 países que tem a coleção à venda, segundo informações da Panini. Mas essa febre não se dá só entre crianças e adolescentes.
No GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do País, mais de 15 funcionários montaram um grupo na ferramenta de comunicação interna da empresa, o Slack, para otimizar as trocas de figurinhas.
"Nós criamos um grupo para as pessoas que colecionam exporem as figurinhas repetidas e pedirem por aquelas que ainda faltam para completar o álbum", explica Rodrigo Ferreira, Analista Financeiro Júnior do GetNinjas. Na ferramenta da empresa, eles marcam, entre si, um horário em que estão mais livres ou usam o período do almoço para realizar a negociação. "Eu só troco as figurinhas aqui, que é onde passo a maior parte do meu tempo, então essa parceria tem me ajudado muito", explica o analista, que ainda precisa de 150 figurinhas para ter seu álbum finalizado.
Aline Farias, Analista de Atendimento ao Cliente da startup, comprou o álbum da Copa com o namorado há pouco mais de um mês e já está quase completando. São necessárias 682 figurinhas para preencher o livro por inteiro e faltam apenas 32 para ela. Além disso, a liberdade de poder realizar o lazer durante o expediente ajuda a amenizar a ansiedade e a focar nos resultados. "O ambiente fica mais leve para desenvolver o trabalho e, assim, o resultado chega com mais facilidade", finaliza Aline.