Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Com�rcio Exterior

Not�cia da edi��o impressa de 22/05/2018. Alterada em 21/05 �s 22h38min

Camex pune laminados da China, mas suspende pena

A C�mara de Com�rcio Exterior (Camex) aprovou ontem, em reuni�o extraordin�ria, a aplica��o de medidas compensat�rias, na forma de taxas adicionais, contra a importa��o de laminados planos da China, por um per�odo de at� cinco anos. Mas, ao mesmo tempo, decidiu suspender a aplica��o de qualquer puni��o, por "interesse p�blico". A sobretaxa deixaria as importa��es mais caras.
Segundo nota divulgada pelo Minist�rio da Ind�stria, Com�rcio Exterior e Servi�os (Mdic), o resultado pr�tico � que as importa��es do produto chin�s n�o sofrer�o nenhum tipo de sobretaxa.
N�o � a primeira vez que isso acontece. Em janeiro passado, o conselho da Camex aprovou a aplica��o de direito antidumping sobre a�o importado da China e da R�ssia, mas abriu m�o de cobrar a sobretaxa. A decis�o, diz a nota, � coerente com o que foi feito no in�cio do ano.
Segundo o Mdic, a suspens�o da medida compensat�ria � uma exce��o, adotada ap�s an�lise de seu impacto sobre a economia nacional. As importa��es do produto est�o em queda. No ano passado, houve uma redu��o de 84,6% na compara��o com 2016. O conselho informou que monitorar� as importa��es e, no futuro, poder� reverter a suspens�o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia