Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Com�rcio exterior

Not�cia da edi��o impressa de 17/05/2018. Alterada em 16/05 �s 22h36min

Exporta��es sobem 12,7% e importa��es avan�am 28,7%

Balan�a comercial ainda n�o sentiu os efeitos recentes no c�mbio

Balan�a comercial ainda n�o sentiu os efeitos recentes no c�mbio


/JOHANNES EISELE/AFP/JC
As exporta��es aumentaram 12,7% em abril ante igual m�s de 2017, enquanto as importa��es cresceram 28,7% na mesma base de compara��o. No acumulado do ano at� abril, o crescimento foi de 9,6% para as exporta��es e 15,9% para as importa��es, na compara��o com os quatro primeiros meses do ano passado. Os dados s�o do Indicador do Com�rcio Exterior (Icomex), divulgado ontem pela Funda��o Getulio Vargas (FGV).
Conforme o �ndice, os resultados da balan�a comercial at� abril (super�vit de US$ 20,4 bilh�es no acumulado do ano, ante US$ 21,3 bilh�es no primeiro quadrimestre de 2017) n�o foram afetados pelas recentes turbul�ncias do setor externo, como a imposi��o de tarifas na exporta��o de a�o para os Estados Unidos, a valoriza��o do d�lar em todo o mundo e o cen�rio de crise na Argentina, mais afetada pelo movimento na moeda norte-americana.
"O aumento das importa��es supera o das exporta��es e um dos fatores que contribuiriam para esse resultado seria a retomada do crescimento econ�mico do Pa�s, ap�s recuos no PIB da ordem de 3,5% em 2015/16", diz a nota da FGV sobre o Icomex. Segundo a FGV, a varia��o do volume exportado ficou acima da varia��o do volume importado em quase todos os meses de 2017. Em 2018, o resultado se inverteu e a varia��o do volume importado passou a superar o das exporta��es. Na compara��o de abril com abril do ano passado, o volume exportado recuou 3,5% e o volume importado cresceu 8,2%.
"Fica claro que s�o os aumentos nos pre�os que sustentam a varia��o positiva do valor exportado em 2018. O pre�o das exporta��es cresceu 15,7% entre os meses de abril de 2017 e 2018 e 13,1% na compara��o do acumulado at� abril, enquanto como j� analisado o volume exportado caiu nas compara��es desses per�odos", diz a nota da FGV.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia