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Economia

- Publicada em 02 de Maio de 2018 às 17:01

Consultoria pivô de polêmica sobre privacidade no Facebook vai fechar, diz jornal

Cambridge Analytica teria tido acesso a dados de mais de 87 milhões de usuários da rede social

Cambridge Analytica teria tido acesso a dados de mais de 87 milhões de usuários da rede social


Daniel LEAL-OLIVAS/AFP/JC
Pivô da mais recente polêmica envolvendo o Facebook e a privacidade de seus usuários, a consultoria Cambridge Analytica vai fechar as portas, segundo declarações do fundador da empresa divulgadas nesta quarta-feira (2) pelo jornal americano Wall Street Journal. Segundo o jornal, Nigel Oakes, fundador do SCL Group, afirmou que tanto a SCL quanto a Cambridge Analytica vão encerrar as atividades.
Pivô da mais recente polêmica envolvendo o Facebook e a privacidade de seus usuários, a consultoria Cambridge Analytica vai fechar as portas, segundo declarações do fundador da empresa divulgadas nesta quarta-feira (2) pelo jornal americano Wall Street Journal. Segundo o jornal, Nigel Oakes, fundador do SCL Group, afirmou que tanto a SCL quanto a Cambridge Analytica vão encerrar as atividades.
O Wall Street Journal acrescenta ainda, segundo uma fonte não identificada, que a decisão foi tomada porque as companhias perderam muitos clientes e acumularam punições financeiras por decisões judiciais durante as investigações sobre o Facebook.
A Cambridge Analytica passou a ser investigada no Reino Unido, nos Estados Unidos, na União Europeia e em outros países após a divulgação de que dados de perfis de usuários do Facebook foram captados sem autorização.
Essa captura se deu por meio de um aplicativo que simulava um jogo e, uma vez autorizado a rodar no Facebook, coletava informações pessoais dos participantes e de seus amigos. Esse expediente teria repassado à Cambridge Analytica dados de mais de 87 milhões de pessoas.
Essas informações teriam sido usadas pela empresa de consultoria digital para ajudar campanhas políticas e influenciar pleitos, como o que elegeu o presidente dos EUA, Donald Trump, em 2016, e o que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia -o chamado "brexit".
Segundo as investigações, a consultoria vendia os dados para que anúncios tivessem melhor direcionamento, atingindo potenciais eleitores com informações e argumentos aos quais eram sensíveis.
Folhapress
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