Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 10 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

10/05/2018 - 13h31min. Alterada em 10/05 às 13h54min

Capitólio exibe documentário sobre a primeira imigração judaica no Rio Grande do Sul

A colônia, em Santa Maria, recebeu famílias da Bessárabia

A colônia, em Santa Maria, recebeu famílias da Bessárabia


IMDb/Divulgação/JC
O documentário Uma viagem a Philippson, do cineasta gaúcho Cássio Tolpolar, será exibido nesta sexta-feira (11), às 17h na Cinemateca Capitólio, no centro de Porto Alegre. A produção audiovisual retrata a vinda da primeira colônia judaica no Brasil, no interior de Santa Maria. A entrada é franca e haverá debate com o diretor no fim da sessão.
Uma viagem a Philippson foi gravado entre 2015 e 2017. A colônia, em Santa Maria, recebeu famílias da Bessárabia. Quando chegaram ao sul do país, o lugar já possuía escola, sinagoga e um cemitério. A imigração foi realizada pela Jewish Colonization Association em 1904, após a decisão do imperador Russo Alexandre III de exilar e proibir os judeus de terem propriedades.
No Brasil, eles se dedicaram inicialmente a agricultura. Quando as plantações não foram tão produtivas quanto o esperado, os trabalhadores voltaram a exercer suas profissões de origem, o que culminou no fim da colônia de Philippson. O documentário de Tolpolar, premiado pelo curta Vênus, também foi exibido no Contemporary Jewish Museum, em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2016.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia