Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 15 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 15/05/2018. Alterada em 15/05 às 15h55min

À noite sonhamos

PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Parece, mas não é, a imagem de uma avenida em cidade estrangeira profusamente iluminada. Trata-se do teste de iluminação da orla de Porto Alegre, realizado há alguns dias. E dizer que a cidade ficou todas essas décadas cultivando maricás em vez de aproveitar a dádiva do Guaíba e tornar esta vasta área algo aprazível para toda a população. Pelo menos isso agora vai.

A ponta

A convocação dos jogadores para a seleção brasileira é semelhante a um iceberg. Os nomes dos convocados são a ponta do iceberg; os outros 90% submersos são os jogos de interesses dos empresários, clubes e outros atores do grande negócio chamado futebol.

Vade retro

Aparentemente, cessou a polêmica da troca da cor laranja para branca nos táxis da Capital. O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) deve vetar essa ideia esdrúxula, levada à socapa e à sorrelfa por um punhado de taxistas para aprovação de afogadilho na Câmara de Vereadores. Há décadas, a população se acostumou com a cor atual - já deve estar até no nosso DNA. Imagina localizar um táxi branco no mar de carros dessa mesma cor na rua.

Por falar em mudar...

...parece praga de alguma bruxa ou bruxo. Nossa cultura é de não mudar quando se trata de melhorar e mudar quando é para piorar.

Única saída

pg3 moedor de carne - luciana radiccione

pg3 moedor de carne - luciana radiccione


/RADICIONE/ESPECIAL/JC
Se existe uma imagem que sintetiza uma campanha eleitoral é o moedor de carne usado nos antigamentes. Coloca-se o candidato na entrada, e o que sai depois de a manivela ser acionada é guisado eleitoral. É uma jornada massacrante, que exige um preparo físico de maratonista, sem falar no preparo psicológico.

Éramos 15

Parafraseando o nome do livro da escritora paulista Maria José Dupré "Éramos seis", a lista dos 15 aspirantes à presidência da República emagreceu sensivelmente e, ao fim e ao cabo, deve acabar em seis, pelo menos com alguma condição de fazer votos aquém da linha da vergonha. No fim, era pura gabolice.

Os tutelados

O povo precisa ter consciência de que a tutela do Estado sobre a vida do contribuinte é algo do passado. A afirmação foi da senadora gaúcha Ana Amélia (PP) no debate de ontem promovido por Federasul e Ajepoa. De fato, historicamente, o brasileiro vê nesse ente o pai-patrão. A parlamentar defende uma gestão eficiente a transparente. Outro vício é o de não querer a intromissão do Estado quando tudo vai bem, mas pedir socorro quando não vai.

Miúdas

  • GRANDE coisa os havaianos terem 155 vulcões ativos. Nós, brasileiros, estamos sentados em cima de um. Figuradamente.
  • ARGENTINA e Brasil disputam o campeonato de desvalorização das suas moedas, peso e real.
  • SE o poste que Lula (PT)escolheu para disputar a presidência da República é Ciro Gomes (PDT), é melhor trocar de poste.
  • AO menos por enquanto, Ciro Gomes não entusiasma, a julgar pela pesquisa CNT/MDA.
  • SAIU no Estadão: Congresso tem 40 projetos para penduricalhos da conta da luz. Barretada com chapéu alheio.
  • ENQUANTO alguns parlamentares lutam para deletar leis inúteis, outros procriam diplomas legais como coelhos.

Finais

  • EVILÁZIO Teixeira, reitor da Pucrs, será o palestrante no Tá na Mesa da Federasul de amanhã.
  • FESTA da Bergamota e das Flores, de São Sebastião do Caí, começa dia 30 e vai até 10 de junho. Reinauguração do Espaço de Memória do Ator Gaúcho será dia 19/18h/4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia