Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

JC Log�stica

COMENTAR | CORRIGIR

Avia��o

Not�cia da edi��o impressa de 17/05/2018. Alterada em 16/05 �s 17h34min

Infraero adotar� autodespacho de bagagens em sete aeroportos

Plataformas das empresas ser�o reunidas em um mesmo totem

Plataformas das empresas ser�o reunidas em um mesmo totem


/Marcelo Camargo/ABR/JC
A Infraero começa a implementar ainda neste ano o autodespacho de bagagem em aeroportos de sua rede. O primeiro terminal a receber a novidade é o de Recife (PE), que deverá contar com pontos para que o próprio passageiro despache sua bagagem a partir do segundo semestre. Outros seis aeroportos receberão os sistemas em 2019: Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Goiânia (GO) e Maceió (AL).
O autodespacho de bagagem faz parte de um contrato de concessão comercial de 15 anos firmado entre a estatal e a empresa Sita, que oferece soluções de gerenciamento de aeroportos. Esse contrato inclui também a ferramenta de check-in compartilhado, que permite reunir as plataformas das empresas aéreas em um mesmo totem de autoatendimento.
De acordo com a Infraero, as duas iniciativas têm como objetivo aprimorar o atendimento aos passageiros e otimizar a infraestrutura aeroportuária. A estatal destaca que, ao implementar as novidades, terá acesso a informações mais detalhadas e precisas sobre o embarque dos passageiros.
Com a junção, será possível definir estratégias sobre o fluxo, tempo de processamento e permanência dos passageiros nos aeroportos, gerando ganhos operacionais e de receitas.
 

Transporte a�reo de carga tem crescimento em mar�o

A demanda mundial por transporte a�reo de cargas, medido em toneladas-quil�metro (FTK, na sigla em ingl�s), aumentou 1,7% em mar�o ante o mesmo m�s de 2017, informou a Associa��o Internacional de Transporte A�reo (Iata, na sigla em ingl�s). O valor, no entanto, � mais de 5% inferior ao registrado em fevereiro de 2018 (6,8%), configurando o menor crescimento do setor em 22 meses.
J� a oferta global por transporte a�reo de cargas, apurada em toneladas-quil�metro dispon�veis (AFTK, na sigla em ingl�s), subiu 4,4% em mar�o na compara��o anual, em compara��o a crescimento de 6,3% em fevereiro. � a primeira vez em 20 meses, segundo a Iata, que a capacidade de transporte a�reo de cargas cresceu mais do que a demanda.
"� normal que o crescimento desacelere no fim do per�odo de reestocagem (restocking cycle), mas continuamos otimistas de que a demanda por transporte a�reo de cargas crescer� entre 4% e 5% em 2018", destacou, em nota, a associa��o. Como poss�veis entraves a essa expectativa de crescimento, a Iata lista o forte aumento nos pre�os de combust�veis e os baixos n�veis de crescimento econ�mico. Al�m disso, considera os poss�veis danos pol�ticos no setor em caso de medidas protecionistas, citando especificamente Estados Unidos e China.
Na abertura por regi�es, todas, com exce��o da Am�rica Latina, registraram decl�nio na demanda global por transporte a�reo de carga durante o m�s de mar�o. Na Am�rica Latina, o indicador mostrou aumento de 15,5% - a �nica regi�o global a melhorar sua demanda em compara��o ao m�s de fevereiro. J� a oferta de transporte a�reo de cargas na Am�rica Latina registrou retra��o de 2,1%. As duas compara��es s�o na base anual.
De acordo com a Iata, o movimento de retomada verificado nos �ltimos 18 meses reflete em parte o melhor desempenho da economia brasileira, a maior da regi�o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia