Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 15 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Notícia da edição impressa de 16/05/2018. Alterada em 15/05 às 16h53min

Entendendo PIS e Cofins

PIS (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) são dois tributos previstos na Constituição Federal, pelas leis complementares nº 07/1970 e nº 70/1991, respectivamente. Devido a complexidade no entendimento acerca das atribuições dos tributos, o livro "PIS e Cofins", de Paulo Henrique Pêgas, propõe um estudo aprofundado sobre o assunto. Pêgas é professor titular da graduação e da pós-graduação em ciências contábeis no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ).
O livro, dividido em 10 capítulos, é direcionado aos profissionais que atuam no cenário jurídico-tributário brasileiro. Escrito de forma simples, mas ainda sim completa, e didática, a obra analisa de modo prático a legislação tributária. Compilando dados e conceituando-os, o autor explica a legislação sobre as arrecadações incidentes sobre o faturamento do contribuinte. Utilizando de tabelas e gráficos, Pêgas apropria-se dos recursos visuais para facilitar o entendimento e aproximar um conteúdo distante do grande público com a clareza necessária.
De forma singular, as 200 páginas da obra abordam os conceitos estruturais e aspectos básicos do PIS/Pasep e do Cofins, o papel dos impostos nas empresas submetidas à tributação pelos lucros presumidos ou arbitrados e lucros reais. Ainda, o livro trata dos aspectos contábeis da tributação, bem como analisa a realidade das empresas brasileiras na prática, relacionando elas com os tributos e trazendo questões frequentes no da área. Como o autor do prefácio, Gerson Stocco de Siqueira, expressou, o livro foge do academicismo tradicional sobre o assunto, mas não deixa de aprofundar suas propriedades.
Servindo como um livro de consulta profissional ou leitura complementar para disciplinas de Direito Tributário, Contabilidade Tributária e Planejamento Tributário, a publicação é indicada aos profissionais ou estudantes que querem se atualizar sobre o panorama atual dos dois tributos.
PIS e Cofins; Paulo Henrique Pêgas; Grupo Gen; 200 páginas; R$ 90,00; disponível em versão digital
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia