Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 16 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Opera��o Lava Jato

Not�cia da edi��o impressa de 17/04/2018. Alterada em 16/04 �s 22h49min

Sem-teto ocupam triplex atribu�do a Lula no Guaruj�

Manifestantes contestaram senten�a do ex-presidente

Manifestantes contestaram senten�a do ex-presidente


TWITTER/REPRODU��O/JC
Em uma a��o que consumiu menos de 5 minutos, cerca de 50 militantes sem-teto ocuparam, na manh� de ontem, o apartamento triplex atribu�do ao ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) e piv� de sua condena��o na Opera��o Lava Jato. O grupo acabou deixando o apartamento cerca de quatro horas depois, no in�cio da tarde.
Os manifestantes fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), coordenado por Guilherme Boulos, pr�-candidato � presid�ncia pelo PSOL e uma das lideran�as sociais mais pr�ximas de Lula. "� uma den�ncia da farsa judicial que levou Lula � pris�o. Se o triplex � dele, ent�o o povo est� autorizado a ficar l�. Se n�o �, precisam explicar por que ele est� preso", diz Boulos.
Ao chegar ao apartamento, ap�s arrombamento da porta, os militantes encontraram uma geladeira, um fog�o e um micro-ondas, al�m de camas.
Eles fixaram bandeiras do movimento na varanda com vista para o mar. Da sacada do pr�dio, gritam: "N�o tem arrego. Ou solta o Lula, ou n�o vai ter sossego".
Por�m, no in�cio da tarde, a Pol�cia Militar informou aos sem-teto que poderia ser obrigada pela Justi�a a cumprir a reintegra��o de posse e pediu que eles se retirassem voluntariamente. O MTST decidiu, ent�o, sair do im�vel pacificamente.
Segundo a pol�cia, como houve danos � propriedade durante a invas�o, ser� necess�rio registrar um boletim de ocorr�ncia. Embora advogados do movimento tenham dito que n�o houve viol�ncia na ocupa��o, moradores relataram que os manifestantes for�aram a entrada pela garagem.
O caso ser� analisado pela Pol�cia Federal (PF), porque o im�vel est� sob cust�dia da Justi�a Federal ap�s a senten�a que condenou o ex-presidente Lula.
O advogado Ramon Koelle afirmou que o grupo n�o invadiu o pr�dio, mas apenas utilizou as �reas comuns como qualquer morador poderia fazer.
A ocupa��o trouxe tens�o e medo aos moradores do condom�nio na manh� de ontem. � o que afirma a moradora Renata Sim�es, que vive em um dos apartamentos no local. Ela conta que os manifestantes invadiram o pr�dio quebrando um dos port�es na hora em que ela sa�a para trabalhar.
"Tirei foto de todos eles e estou indo para a delegacia denunciar. Estou com medo dentro da minha pr�pria casa. Eles n�o est�o no apartamento do Lula, eles invadiram um condom�nio que � de v�rias pessoas. T�m de sair daqui algemados", declarou a moradora.

Moradora relata inseguran�a em presen�a de manifestantes

A ocupa��o do triplex do edif�cio Solaris, atribu�do ao ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT), trouxe tens�o e medo aos moradores do condom�nio na manh� de ontem. � o que afirma a moradora Renata Sim�es, que vive em um dos apartamentos no local.
Renata conta que os manifestantes invadiram o pr�dio quebrando um dos port�es na hora em que ela sa�a para trabalhar. Ela afirma que viu rep�rteres e manifestantes pulando as grades de prote��o do edif�cio.
"Tirei foto de todos eles e estou indo para a delegacia denunciar. Estou com medo dentro da minha pr�pria casa. Eles n�o est�o no apartamento do Lula, eles invadiram um condom�nio que � de v�rias pessoas. T�m de sair daqui algemados", declarou a moradora.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia