Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Opera��o Lava Jato

Not�cia da edi��o impressa de 13/04/2018. Alterada em 12/04 �s 20h48min

PF investiga fraude de R$ 20 milh�es nos fundos de pens�o

O esquema de desvio de verbas de fundos de pensão desbaratado pela Polícia Federal (PF), e que motivou a Operação Rizoma, nova fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, desencadeada nesta quinta-feira, contou com lobistas do PT e do PMDB e gerou pelo menos R$ 20 milhões em propinas. Investiga-se o envolvimento de membros dos fundos dos Correios (Postalis) e Serviço Federal de Processamento de dados (Serpros). As informações são de integrantes da força-tarefa da Lava Jato no estado.
O cabeça era o empresário Arthur Machado, CEO da Americas Trading Group; e a prática, que vigora ao menos desde 2011, segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi descoberta em colaboração premiada espontânea.
Os investigadores descobriram que o dinheiro gerado pelas práticas criminosas do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) - preso em 2016 - movimentou também este esquema. Os doleiros utilizados pelos dois grupos coincidem. Não há indício de que Cabral tenha sido beneficiado desta vez.
O dinheiro foi lavado não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na China. Nesta manhã, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Outras quatro pessoas deverão se entregar - a PF está em contato com seus advogados. Os crimes investigados são corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, inclusive fora do País, e crime contra o sistema financeiro nacional.
Segundo o procurador da República Eduardo El Hage, coordenador da Lava Jato no Rio, o esquema causou prejuízos não só aos pensionistas dos fundos, mas também à economia brasileira. "Seria muito saudável para a economia brasileira se os critérios dos investimentos dos fundos de pensão fossem técnicos", afirmou. "Mas o que ocorreu no Brasil, por muito tempo, foi que partidos indicaram pessoas para os fundos, e esses fundos escolhiam empresas com 'rating' muito baixo, faziam aportes volumosos, e depois havia cobrança de propina."
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia