Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 10 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

governo federal

Not�cia da edi��o impressa de 11/04/2018. Alterada em 10/04 �s 21h01min

Composi��o partid�ria � mantida, diz Michel Temer

Em solenidade no Planalto, Temer destaca continuidade da gest�o

Em solenidade no Planalto, Temer destaca continuidade da gest�o


/VALTER CAMPANATO/AG�NCIA BRASIL/JC
O presidente Michel Temer (PMDB) destacou, durante cerimônia de posse de 10 novos ministros, que manteve a composição partidária na configuração da esplanada e acrescentou que o objetivo do seu governo é “construir um novo Brasil”. “Não interrompemos a administração. Ao escolhermos os ministérios, mantivemos a mesma composição político-partidária.”
As alterações são necessárias devido ao prazo de desincompatibilização dos cargos imposto pela legislação a quem for disputar as eleições. Temer começou a cerimônia elogiando o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PMDB) e destacando o importante papel do sucessor Eduardo Guardia (PMDB).
Ao citar o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), Temer destacou a instituição da base nacional comum curricular e a reforma do Ensino Médio. Ele desejou êxito ao novo titular, Rossieli Soares da Silva, de quem ressaltou “o compromisso com o ensino”.
Da gestão do ministro do Trabalho, o gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), Temer destacou a reforma trabalhista, que “ajudou a colocar o Brasil no século XXI”. O sucessor, Helton Yomura (PTB), já integrava a equipe da pasta.
Temer classificou de “excepcional” o trabalho do gaúcho Osmar Terra (PMDB) à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e afirmou que a gestão dele conseguiu “resgatar o Bolsa Família”. Apesar do discurso, Terra deixa a pasta nas mãos de Alberto Beltrame (PMDB) sem entregar um novo reajuste já prometido para o benefício.
O presidente citou ainda a efetivação de Marcos Jorge (PRB) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e disse que ele “está em plena sintonia com impulso modernizador do governo”.
Ao comentar a troca de comando no Ministério de Minas e Energia, Temer elogiou Fernando Coelho Filho (DEM), dizendo que ele termina um ciclo “extremamente produtivo”, e afirmou que Moreira Franco (PMDB) já atuava muito proximamente à pasta por estar à frente da Secretaria-Geral. Apesar das declarações do presidente, no setor elétrico, a escolha de Moreira Franco para a pasta de Minas e Energia fez com que as ações da Eletrobras despencassem. O temor no mercado é que a privatização seja deixada de lado, já que a equipe do ex-ministro, que encaminhava a proposta, também deixou a pasta.
Temer citou ainda a ascensão de Esteves Colnago no Planejamento, disse que o então secretário executivo de Dyogo Oliveira é “reconhecidamente especialista em administrar as contas públicas”.
Por fim, Temer citou as trocas de comando no Esporte, Turismo e da Integração. Disse que Leonardo Picciani (PMDB) fez um trabalho nos Jogos Olímpicos que garantiu o sucesso do evento realizado no Brasil e destacou que Leandro Cruz Fróes da Silva encontrará como ministro “bases sólidas para novas realizações”.
Temer agradeceu ao trabalho de Marx Beltrão (PMDB) no Turismo e afirmou que Vinicius Lummertz (PMDB) saberá colocar sua “larga experiência na Embratur” a serviço do Brasil. Por último, o presidente destacou o trabalho de Helder Barbalho (PMDB) à frente da Integração Nacional, ressaltando que o sucessor na pasta, Antônio de Pádua de Deus (PMDB), já é diretamente envolvido nas obras de Transposição do Rio São Francisco e está “plenamente capacitado para conduzir um ministério-chave para a infraestrutura”.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia