Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 03 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 �s 20h18min

Meirelles se filia ao PMDB para disputar o Planalto

Henrique Meirelles (d) teve ficha partid�ria abonada por Michel Temer

Henrique Meirelles (d) teve ficha partid�ria abonada por Michel Temer


/EVARISTO SA/AFP/JC
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, oficializou ontem sua filiação ao PMDB. Ele entra no partido com o objetivo de tentar viabilizar uma candidatura à presidência da República pela sigla, mas terá um importante adversário interno: o presidente Michel Temer, que já declarou publicamente seu desejo de tentar a reeleição para o cargo nas eleições de outubro deste ano.
Meirelles negociou sua filiação ao PMDB diretamente com Temer, que abonou a ficha de filiação de Meirelles nesta terça-feira junto com o presidente nacional do partido, senador Romero Jucá. Ele decidiu mudar de legenda após não conseguir apoio para uma candidatura ao Palácio do Planalto de seu antigo partido, o PSD, que deve apoiar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidenciável pelo PSDB.
Em discurso, Jucá ressaltou o trabalho de Meirelles à frente da Fazenda nos últimos dois anos. Disse que, graças à "competência" do ministro e o "comando político" de Temer, o governo conseguiu conduzir o País da melhor forma possível e fazer coisas "inimagináveis", que garantiram a recuperação da economia brasileira, mesmo com "tormentas, ataques e especulações".
"Meirelles se coloca à disposição do partido para somar esforços e fazer com que tenhamos condições de ganhar as eleições. Temos muito em jogo nessas eleições de 2018, e é por isso que o PMDB tem que ter candidatura. Temos que defender um legado, temos que buscar um caminho que faça com que o que foi alcançado até agora não se perca", afirmou Jucá, que é líder do governo no Senado.
No ato de filiação, o ministro optou por não anunciar ainda oficialmente sua saída do cargo, embora o próprio Temer já tenha confirmado ao Broadcast Político, há uma semana, que Meirelles deixará o governo nesta semana. Como mostrou ontem o Análise Política , o ministro só pretende oficializar a saída da Fazenda amanhã, a dois dias do fim do prazo de desincompatibilização.
Meirelles se filiou ao PMDB mesmo sem a certeza de que será o candidato da legenda ao Planalto. O partido quer o ministro como um "plano B", caso Temer desista de disputar reeleição.
Se o presidente concorrer, a legenda defende que Meirelles seja candidato a vice-presidente, formando uma chapa pura peemedebista, ou seja, composta por candidatos a presidente e vice da mesma sigla.
Enquanto Temer não se decide - ele tem até 15 de agosto para tomar uma decisão oficial -, o PMDB quer usar o ministro como um "escudo" político para o presidente. Para isso, a legenda e o próprio Temer fazem questão de investir no discurso de que o ministro da Fazenda poderá, sim, ser o cabeça de chapa. Com isso, tentam evitar que Temer seja alvo único de opositores na vitrine do jogo político.
Na cerimônia, o PMDB fez questão de reforçar a união entre Temer e Meirelles. "M de Michel, M de Meirelles, M de MDB", diz o refrão do jingle preparado pelo partido - a Justiça Eleitoral ainda mantém a sigla PMDB, apesar de a troca para MDB ter sido aprovada em convenção partidária.
Em todo o processo de negociação, Meirelles foi atropelado pelo PMDB, que antecipou o anúncio da filiação dele ao partido e a renúncia do ministro do comando da economia. O ministro queria conduzir o processo, mas acabou refém de Temer e de caciques peemedebistas, que, em uma jogada calculada, tornaram praticamente impossível um recuo do ministro da decisão de deixar o governo.
 

Jingle de filia��o se transforma em piada nas redes sociais

O jingle feito para marcar a filia��o do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao PMDB ontem virou piadas nas redes sociais. A express�o "M de Michel", que faz parte da letra da m�sica, est� entre os assuntos mais citados por internautas brasileiros no Twitter.
A maior parte dos internautas ironiza o jingle e faz coment�rios em tom cr�tico ao governo do presidente Michel Temer. Por outro lado, aliados do governo exaltam a filia��o de Meirelles ao PMDB.
Um dos v�deos compartilhados exibe uma edi��o de not�cias com o epis�dio do ex-deputado e ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) sendo flagrado correndo com uma mala de dinheiro. "M de Michel, M de Meirelles, M de MDB, M de Mala", escreveu o deputado Enio Verri (PT-PR), ao compartilhar o v�deo.
Outros internautas acrescentavam ao jingle express�es como "M de Miseric�rdia, senhor, deste Pa�s", em refer�ncia � fala do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao votar pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT); e "M de Manter isso a�", fazendo alus�o � frase dita por Temer ao empres�rio Joesley Batista.
L�deres do PMDB, por sua vez, exaltaram a filia��o do ministro, que tenta viabilizar uma candidatura ao planalto. "Acabamos de filiar ao MDB o ministro Henrique Meirelles, que estar� � disposi��o do partido com sua compet�ncia e legado deixado na economia do Pa�s", escreveu no Twitter o presidente nacional da legenda, senador Romero Juc�.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia