Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 20/04/2018. Alterada em 19/04 �s 21h04min

O PT se chama Lula

Lino Tavares
Virou lugar comum o PT ter líderes de grande projeção presos, de que são exemplos José Dirceu, Antônio Palocci e outros. Não se tem notícia de que os grupos que apoiam o partido, liderados pelo MST e a CUT, tenham sequer esboçado alguma reação contra a prisão dessas lideranças outrora de peso nas hostes do partido. Se é assim, há que se buscar uma explicação para essas forças solidárias ao Partido dos Trabalhadores lançarem-se ferozmente, de forma ameaçadora, contra a condenação de Lula no julgamento do recurso encaminhado ao Tribunal da 4ª Região da Justiça Federal, em Porto Alegre, sobre a condenação de Lula por parte do juiz Sérgio Moro. A razão dessa defesa frenética e isolada em relação ao ex-presidente petista é um tanto cristalina, mas mesmo assim nem todos percebem isso.
Ela prende-se ao fato de Luiz Inácio Lula da Silva ter-se tornado bem mais do que um líder de primeiro escalão do PT, posto que na prática ele representa na verdade o partido como um todo, estando para o mesmo assim como Josef Stalin esteve para a ditadura comunista da União Soviética e Adof Hitler para a ditadura nazista da Alemanha. Lula foi tão centralizador nesses anos de existência do PT, que não sobrou espaço para que surgisse no seio partidário da agremiação sequer um outro líder de mesma estatura, capaz de substituí-lo à altura, no caso de uma eventualidade qualquer.
É como se Lula dissesse "o PT sou eu, o resto é colaborador". De posse dessa certeza, não é difícil concluir que a condenação de Lula no TRF-4, que inviabilizou a sua candidatura a presidente da República, significou não apenas a perda do líder político das forças de esquerda, mas também o encerramento definitivo, por falta de representatividade humana, desse ciclo de desmandos e tentativa de implantação de um regime autocrático no Brasil, nos moldes da República Bolivariana da Venezuela, liderado pelo Partido dos Trabalhadores (leia-se Partido do Lula), coadjuvado por forças partidárias da turma do "toma lá dá cá", tendo como quartel-general da conspiração o abominável Foro de São Paulo.
Jornalista
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia