Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 13 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 13/04/2018. Alterada em 12/04 �s 21h09min

A vida dedicada para ajudar quem precisa

Donatela Chiodelli
Com o passar do tempo, as pessoas envelhecem e necessitam de apoio e assistência de alguém que seja capaz de auxiliar nas atividades diárias. Para isso, existem os cuidadores de idosos, que nada mais são do que pessoas preparadas que disponibilizam o seu tempo para compartilhar com quem mais necessita. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), acredita-se que até 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos irá praticamente dobrar no mundo, saltando de 12,3% para 21,5%. Além disso, nos próximos 35 anos, os idosos devem representar 64 milhões de pessoas só no Brasil. Isso mostra que serão números muito significativos de pessoas com idade mais avançada, que certamente precisarão de auxílio e apoio de profissionais capacitados.
Para atuar na área, é preciso ter conhecimento patológico, manuseio de medicações, gerontologia, nutrição, entre outros conhecimentos relacionados à saúde humana, já que, afinal de contas, se trata de um trabalho que lida com pessoas. Além disso, é fundamental ter respeito aliado à ética e postura profissional. Um bom cuidador de idosos prima por ver o paciente feliz, mostra empatia e anseio pela alegria dele. É necessário um perfil bem específico: ser agregador, saber que o seu trabalho será voltado ao bem-estar do próximo, estar ciente que atua em uma função social - de prestação de serviços a quem mais necessita -, respeitar os limites e dificuldades do paciente.
Você já pensou em ser um cuidador? É importante estudar e se especializar. É sempre importante que cada vez mais novas pessoas se capacitem e se disponham a ajudar, tornando mais leve a vida de quem carece de auxílio.
Professora do curso Técnico em Enfermagem/Fundatec
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Juliofra 13/04/2018 08h07min
Seria interessante divulgar os centros(mais) formadores para esse tipo de 'Cuidadores'